domingo, 27 de setembro de 2009

O Quebra Nozes


Coreografia original: Lev Ivanov

Música: Peter Ilych Tchaikovsky

Estréia Mundial: 1892, em São Petersburgo, na Rússia

É festa de Natal na casa da família Stahlbaum. As crianças se divertem e Clara recebe do padrinho, Herr Drosselmeyer, um boneco Quebra-Nozes. Drosselmeyer diverte as crianças com brincadeiras e mágicas, distribuindo presentes para todos. No fim da festa, depois que todos já estão dormindo, Clara volta para a sala e adormece ao lado da árvore de Natal e de seu presente. Sonha que um exército de ratos está invadindo a sua sala, mas o quebra-nozes a defende, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O Rei dos ratos acaba ferindo o boneco, que, desarmado, está prestes a perder a batalha quando Clara o salva atirando seu sapato nos ratos. Drosselmeyer aparece em seguida e, num passe de mágica, transforma o boneco em um belo príncipe, que leva Clara ao Reino das Neves e ao Reino dos Doces. A Fada Açucarada, Rainha do Reino dos Doces, homenageia Clara com uma grande festa, onde todos os habitantes do seu reino dançam, representando as várias regiões (podem ser as danças do Chinês, Árabe, Russos, etc.; ou em outras versões, as danças do chocolate, do café, das flores, etc.). Por fim, a Fada dança um belo pas-de-deux com o príncipe, quando Clara começa a se sentir sonolenta até adormecer de novo. Na manhã seguinte, quando acordam, a casal Stahlbaum encontra Clara dormindo embaixo da árvore, abraçada ao Quebra-Nozes. Ela sabe que seu presente de Natal foi uma linda viagem, em forma de sonho, e não apenas um boneco.

O Quebra-Nozes foi um Balé que veio marcar a afirmação da Rússia como o grande centro mundial da dança, ao invés da França. A começar pelo seu coreógrafo, Lev Ivanov, que era russo e discípulo de Marius Petipa. Quando este perdeu seu interesse pela obra, por seu caráter infantil, Lev Ivanov assumiu a coreografia da obra. Foi a segunda composição de Tchaikóvsky para ballet, e considerada um dos mais perfeitos casamentos entre coreografia e música, pois nenhum dos dois se sobressai em relação ao outro.

2 comentários:

  1. Eu sou Lilian Monteiro, Professora de Educação Física e trabalhocom dança há 20 anos; e como sempre fui interessada por dança, ballet todo ano procuro inovar o que faço. Trabalho em ima escola pública na cidade de Macapá-AP e em 2011 vamos para o 12º festival de danças, e este ano precisamente vamos trabalhar com repertório, não é propriamente o original, mais uma remontagem com algumas partes principais de "O Quebra Nozes", e estou pedindo ajuda nos personagens principais, tenho o dvd, ja assistimos várias vezes, mais ainda assim precisamos de muita orientação nas vestimentas, nos personagens, OK! Lilian Monteiro.

    ResponderExcluir
  2. Lilian preciso de seu e-mail para q possamos nos comunicar, ou se quiser me add no msn e posso te dar um ajuda.
    luiza.bailarina@hotmail.com ( msn)
    bjus fica com deus

    ResponderExcluir