domingo, 27 de setembro de 2009

Maria Taglioni


Maria Taglioni (1804-1884) Bailarina italiana, nascida em Estocolmo, é considerada a primeira e principal
bailarina do período romântico. Fez sua estréia em Viena em 1822, em um balé criado por seu pai,
o coreógrafo italiano Filippo Taglioni. Apesar de ter dançado com a Ópera de Paris desde 1827,
só conseguiu sucesso em 1832, quando interpretou o papel principal, no balé La Sylphide,
também com coreografia de seu pai, sendo aclamada em toda Europa.

Foi a primeira bailarina a subir nas pontas dos pés calçando sapatilhas especiais.

Dançou no Teatro Imperial de São Petersburgo por dois anos. Retirou-se dos palcos em 1848,
por graves problemas financeiros e voltou ao Ópera de Paris como instrutora de dança, em 1858.
Partiu para Londres, no início da guerra de 1870 e lá foi professora de dança e postura.

Morreu em Marselha em 1884.

9 comentários:

  1. Fasso ballet, e amoo muitoo dançar, quero muito me formar em bailarina profissional e como Maria Taglione também quero ser reconhecida como uma grande bailarinaa!!!

    ResponderExcluir
  2. que historia linda amei saber um pouco mais de maria taglione adorei a historia dela , tam bem adoro ballet e quero ser uma grande bailarina e ser reconhecida como ela

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, se quiser mas informações sobre algum outro bailarino é só pedi q faço o possivel pra postar.
    bjus Luiza

    ResponderExcluir
  4. danço ballet subi naum sapatilha de ponta no dia 06/07/2011 doe muito mais eu me esfoço pra fazer de tudo em conceguir me alcustumar.
    O nome da nossa turma e uma homenagem a Marie Taglione e estou muito orgulhosa pq conheci a historia dela..

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkk bale e orrivel so doi as pernas e e super iper chatâo odeio bale

    ResponderExcluir
  6. tem 5 anos que fasso bale

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se tem algum LIVRO PUBLICADO por você (Tema: "História da Dança " )quero muito comprar, adoro seu trabalho e tudo que fez e faz até hoje..
    Abraçosss.
    Professora de Educação Física- Ana Paula Emetéria

    ResponderExcluir
  8. Ana paula Emetéria, mt obrigada pelo carinho com meu trabalho, tenho vários materias, ainda nada publicado, mas tenho material de venda de apostilas para alunos e professores, escreva para meu e-mail q te passo maiores detalhes, mas aq mesmo no blog vc encontra uma lista de apostilas escritas por mim.
    Bom meu e-mail é luizabailarina@yahoo.com.br
    abraços Tia lu

    ResponderExcluir
  9. faço* conseguir* acostumar* horrível* hiper*
    Temos que antes de mais nada sabermos nos expressar também pelas palavras de nossa língua nativa. Principalmente aqueles de nós que querem ser bailarinos e serem reconhecidos como Marie Taglioni ou Jules Perrot.

    ResponderExcluir