sábado, 3 de novembro de 2012

Entrevista Erick Silva






Erick Silva
Erick Silva Diretor e coreógrafo da Cia In-Pulso de Dança e da Mostra Dança.


LB: Bailarino e coreógrafo a tantos anos, conte para nossos leitores quando e onde você começou a dançar?


ES: Iniciei meus estudos em dança em Recife, Pernambuco, no Centro de Dança Maria da Conceição, quando tinha 8 anos. Lá estudei todas as danças populares, danças afras e ballet, além de percussão.



LB: Quais foram os profissionais que mais influenciaram na sua carreira:


ES: Ubiraci Ferreira (diretor do Bacnaré – Balé de Cultura Negra de Recife) foi o meu primeiro diretor, onde eu comecei a ter meu primeiro salário, foi onde me abriu portas para que eu pudesse viajar para a Europa. Depois dele, vem Monica Lira (diretora da Cia. Experimental), que me mostrou qual a linguagem da dança contemporânea e do ballet atual. Também o Maracatu Nação Pernambuco que me ajudou na transição Brasil-Europa.
E desde 1996, Liliane Benvento tem sido minha maitre de ballet, uma das pessoas que influenciou muito na linguagem que eu trabalho atualmente. Mas tenho que agradecer a todos os professores que já passaram na minha vida, entre eles Zic, Daniel Bratt, Marcos Verzani, Renato Paroni e todos os outros que não terei espaço para citar, mas que de alguma forma me ensinaram tudo que eu sei.


LB: Nas escolas que estudou enquanto estava no Brasil, quais repertórios clássicos teve a oportunidade de dançar?


ES: Dancei Corsário, Don Quixote, Ídolo de Bronze entre outros, mas só na época de escola. Sempre trabalhei em cias neoclássicas e contemporâneas.



LB: Sabemos que você foi ainda muito jovem pra Europa, como apareceu essa oportunidade e quais os benefícios que trouxeram pra sua carreira?


ES: A oportunidade surgiu através do Bacnaré – Balé de Cultura Negra, dirigido por Ubiraci Ferreira. Fomos fazer uma turnê de 6 meses pela Europa, representando o Brasil nos Festivais da CIOFF, onde participavam inúmeras cias do mundo todo. Neste período eu fiz contato com um dos professores da Alemanha, e ele me ofereceu um contrato para uma curta temporada para a Cia. Daniel Bratt (Alemanha) e foi depois disso que as portas se abriram pra mim. Através dessas oportunidades eu comecei a entender e viver o real mundo da dança.


LB: Na volta ao Brasil, teve a oportunidades de trabalhar em grandes cias e ao lado de grandes nomes da dança. Por onde começou essa trajetória?
Quando voltei vim para o Studio 3 e então fui contratado pelo Cisne Negro Cia. De Dança para uma temporada. Depois fui trabalhar na Cia do Ismael Guiser, e então fiz audição pra Deborah Colker, passei e me mudei pro Rio.
Saindo de lá, voltei pra São Paulo onde trabalhei com diversos coreógrafos e diretores como Anselmo Zolla, Ivonice Satie, Jorge Garcia, José Possi Neto, Zé Ricardo Tomaselli, Fernanda Chamma, Rosely Fioreli, Suzana Yamauchi, Miriam Druve e Liliane Benevento.


LB: Atualmente você faz parte Projeto Cia. In-Pulso, como esse projeto foi criado, a quem favorece, quais são os benefícios?


ES: O projeto Cia. In-Pulso é um projeto social junto com uma Cia de dança contemporânea.
O projeto social atinge todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, o objetivo é formar bailarinos e/ou melhorar a qualidade de vida.
A cia é para bailarinos profissionais, e é a porta de novos talentos serem reconhecidos pelo mundo da dança. 


LB: Você ministra cursos em várias escolas, trabalha como Jurado em grandes festivais e é coreógrafo e ainda da aula. Qual sua modalidade especifica em todas essas funções?


ES: Dança contemporânea, Ballet Clássico e Danças populares.


LB: O que você tem a dizer sobre essa nova geração de bailarinos e bailarinas que surge a cada dia, que conselho você daria como jurado, o que precisa melhorar, o que os jurados querem ver?


ES: Essa geração tem uma preocupação muito grande com o físico, esquecem-se da alma. O que vejo de precário é o estudo sobre o que está sendo dançando, se um repertório, qual a história, qual período, o que expressar. Bailarino tem que ter ambos físico e muita arte.



LB: falando em bailarino, todo ano você organiza o Curso de Férias Mostra Dança- Método Russo, um curso de férias já conhecido e esperado anualmente. Quem estará esse ano ministrando as aulas, quais são as novidades pra janeiro de 2013? Quais as modalidades do Curso? Onde podem ser feitas as inscrições?


ES: Para o Ballet Clássico teremos a ex-solista do Bolshoi de Moscow e professora da Escola Coreográfica Estatal de Moscow – Galina Kozlova, os professores da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Denis Nevidomyy e Larissa de Araujo, além da Bailarina e professora formada pela Escola Bolshoi – Stefania Petry.
No jazz, Andrea Spósito (diretora do Grupo Raça) e Zeca Rodrigues. No teatro musical, Francisco Ribeiro (diretor da Cia. Brasileira de Teatro Musical), Kika Sampaio no sapateado e Michel Martins na dança de rua. E eu no contemporâneo.
O diferencial do curso de férias é que não tem montagem de espetáculo, é um curso focado em aulas, de 4 a 5 por dia de alto nível técnico.

  Mais informações e inscrições pelo site:  www.mostradanca.com

LB: Erick um recado especial para nossos leitores.


ES: É um prazer fazer esta matéria, mostrar um pouquinho do meu trabalho. E aos bailarinos que aproveitem cada momento da sua vida no meio da dança, aprendam diversos estilos e técnicas, pois o mundo da dança é muito grande e tem espaço pra tudo. Corram atrás dos seus objetivos com garra, lembrando mais que ontem e menos que amanhã!

Fotos: Bolhaset Produções.

14 comentários:

  1. Linda matéria! Resumiu a história de um dos nomes da dança nacional na atualidade. Erick Silva, conta de forma humilde, a sua trajetória no mundo dançante, sua experiencia no exterior, suas influencias, e o que ele pensa sobre os bailarinos atuais, a FALTA DE ARTE! Concordo plenamente com o que ele disse, atualemente nos bailarinos, só nos preocupamos com fisico técnica, e esquecemos a alma que faz parte da dança para se tornar arte! Parabéns equipe da Luiza Bandeira mundo da dança, trazendo profissionais de outrs areas a não ser do classico para as reportagens, sucessooo! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria e adorei conhecer um pouco sobre o Erick dançar e seria mt bom poder está fazendo essas aulas, visto q não posso pagar, ganhar seria uma otima opção. kkk bjs para vc Luiza Bandeira e ERICK SILVA , AMO SEU SITE JBJBJ
    Meu nome é: Joana martins e meu e-mail é : Joanam@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, seu blog,o eric deve ser mt legal, com tanta experiência deve ter mt pra ensinar, acho uma otima oportunidade esse lance da bolsa, de outra forma não poderia participar. Bom tô aq e adoraria ser sortida. Elisa machado
    e-mail: elisam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Luiza acho vc maravilhosa, de todos os blogs q já entrei o seu é o melhor, adorei seu material pra professor, entrega rápida e material de qualidade, além de tudo vc é mega prestativa. Conheci uma aluna em são Paulo,Thais martins, estudou c/vc no Notre Dame, falei q havia comprado seu material,nossa ela ficou super feliz, disse que vc foi a melhor professora q ela já teve, que era amiga,dedicado e mt competente, bom fica aq meu carinho e agradecimento pra essa professora maravilhosa que é vc luiza Bandeira.
    Quanto ao Erick só tenho a dizer que se foi postado por vc ele tb deve ser maravilhoso.
    Abraços jane Almeida
    E-mail:jaalmeida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Erick,adorei saber sobre vc, imagino q deva ser mt bom poder viver da dança e poder trabalhar ao lado de pessoas tão importantes. Acredito que além de mt sorte exista mt talento envolvido. Seria mt bom poder aprender c/ vc e com os que estão ao seu lado.
    Luiza Bandeira, fiz um curso de clássico c/ vc no Rio, nossa Amei vc é maravilhosaaa são raras as professoras que dão aula falando os nomes dos passos em francês e ainda traduzem pra gente, vc além de traduzir fala como o nome do movimento é chamado em cada escola, sua aula além de prática é gramaticalll, amooo vc se pudesse seria sua aluna eternamente, pois o amor que vc passa pra seus alunos é s/ igual.

    Beijos adoro vc Luiza e adoraria estar no curso c/ vc Erick
    Thais Feitosa
    email: thaisfftosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Galera mt obrigada a todos que vem participando e o carinho por mim e pelo Erick, Nossa promoção vai até o dia 30 desse mês então continuem participando e aumente sua chance. mil Bjs TIa lu

    ResponderExcluir
  7. Luiza A materia está incrivel! Muito obrigado pelo carinho e pela oportunidade de falar um poucpo de mim e da minha carreira e do que penso a respeito de dança! muito o brigado a todos q virao e os q estao participando da promoçao valeuu mesmo pelo carinho com miiigo e com trabalhorr da Luiza Bandeira... q ta fazenndo um trabalhor lindo pela dança no brasil e no muuunndooo... bjkss pra todosssss ate,,,

    ResponderExcluir
  8. Erick, que legal vc tá aq vendo que estamos participando, amei a matéria e adoaria estar c/ vc no curso Russo aaaaaa ia ser d+++++, deixa eu irrrr kkkk bom tô na fila pra ganhar, beijos,joana martins

    e-mail: jomartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei demais a matéria... espero um dia poder chegar próximo à suas conquistas Erick, com sua orientação, professor *----*

    ResponderExcluir
  10. Dmais a bpm matéria c/ Erick, mas acho q n preciso falar sobre ele, Luiza Bandeira já fez isso e da melhor maneira. O lance então é deixar meu e-mail e concorrer, tô esperando ser chamado, tenho certeza que essa vaga é minha, abraços a todos Wesley Antunes

    e-mails: watunes@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Tia lu amo vc, bjs Genoveva

    ResponderExcluir
  12. Andressa Ap. G. G. Salem30 de novembro de 2012 às 22:16

    Com certeza as redes sociais são importantes meios que propiciam que a informação circule. Informações estas, que carregam histórias de vida, valores,opiniões e grandes sabedorias.
    Achei bem interessante essa matéria por poder estar conhecendo um pouco mais sobre Erick e sua trajetória,pois,saber da trajetória de pessoas que vivem "no mundo da dança" muito me inspira.
    E, no decorrer da matéria, Erick traz um aspecto que sempre me chamou ateñção: a arte e a técnica.

    Andressa Ap. G. G. Salem

    email: andressasalem@gmail.com
    Toda forma de dança é sutil e delicada, mas ao mesmo tempo tão forte e complexa, e acredito que é nesse processo que a arte se constrói. No "mundo" contemporâneo muito se preza pelo estético, pela perfeição de algumas coisas, dos detalhes, mas muitas vezes se esquece da alma, do sentimento, da interpretação. A perfeição ela pode estar nas pequenas fragilidades, e ela deve se fazer presente, porque, assim como a dança, o ser humano não é perfeito. Ele luta muitas vezes para conquistar isso, mas essa árdua luta diária deve ser sempre feita num processo de construção e reconstrução. Se atentando sempre para as minúscias que a vida nos apresenta.
    Acredito que toda relação deve ter um sentido. Diferentemente do pensamento de Descart, o corpo e a mente não está dividido, é um sistema uno. Nesse sentido, devemos pensar, de que forma estendemos nossos sentimentos, nossa arte, e a traduzimos para o nosso corpo? E por consequencia o que queremos passar para aqueles que prestigiam esse processo? Esse espetáculo? Pois, sendo artistas, devemos suscitar sentimentos,como alegria, tristeza, raiva, calma...O que queremos dizer com nossa arte, com o que produzimos através dela, por ela, com ela, com nós, com o singular?

    ResponderExcluir
  13. Andressa Ap. G. G. Salem30 de novembro de 2012 às 22:20

    Com certeza as redes sociais são importantes meios que propiciam que a informação circule. Informações estas, que carregam histórias de vida, valores,opiniões e grandes sabedorias.
    Achei bem interessante essa matéria por poder estar conhecendo um pouco mais sobre Erick e sua trajetória,pois,saber da trajetória de pessoas que vivem "no mundo da dança" muito me inspira.
    E, no decorrer da matéria, Erick traz um aspecto que sempre me chamou ateñção: a arte e a técnica.
    Toda forma de dança é sutil e delicada, mas ao mesmo tempo tão forte e complexa, e acredito que é nesse processo que a arte se constrói. No "mundo" contemporâneo muito se preza pelo estético, pela perfeição de algumas coisas, dos detalhes, mas muitas vezes se esquece da alma, do sentimento, da interpretação. A perfeição ela pode estar nas pequenas fragilidades, e ela deve se fazer presente, porque, assim como a dança, o ser humano não é perfeito. Ele luta muitas vezes para conquistar isso, mas essa árdua luta diária deve ser sempre feita num processo de construção e reconstrução. Se atentando sempre para as minúscias que a vida nos apresenta.
    Acredito que toda relação deve ter um sentido. Diferentemente do pensamento de Descart, o corpo e a mente não está dividido, é um sistema uno. Nesse sentido, devemos pensar, de que forma estendemos nossos sentimentos, nossa arte, e a traduzimos para o nosso corpo? E por consequencia o que queremos passar para aqueles que prestigiam esse processo? Esse espetáculo? Pois, sendo artistas, devemos suscitar sentimentos,como alegria, tristeza, raiva, calma...
    O que queremos dizer com nossa arte, com o que produzimos através dela, por ela, com ela, com nós, com o singular?

    Andressa Ap. G. G. Salem

    andressasalem@gmail.com

    ResponderExcluir