Luiza Bandeira

Minha foto

Bailarina,coreógrafa,personal training. Criadora do material didático para bailarinos e professores ( Apostilas de Ballet) Premiada em vários Festivais como bailarina e coreógrafa. Luiza Bandeira também atua dando workshops em festivais e como jurada. Formada em pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, Ed. fisica (Faculdade Plinio Leite), Históra de Dança e da artes, terminologia do Ballet entre outros. Atualmente vive em Mar del Plata Argentina expandindo seu trabalho como professora de ballet clássico, contemporâneo,jazz, alongamento y flexibilidade. Na área fitness atua com classes de Gap,combat, spinner,musculação. Solista na Cia A Escena com direção de Marta Sol Bendahan, Maestra docente em Cidanza- Congresos de Danzas Internacionales em Cordoba , Villa Carlos Paz - Ar
Reciem aprovada para faculdade de Rey juan Carlos en Madri Espanha ( Instituto de Danza Alicia Alonso.
 Luiza Bandeira dedica seu maior tempo ao estudo do corpo e do movimento aperfeiçoando cada dia mais sua tácnica e seu trabalho.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Matéria (Mikhail Baryshnikov)


Fred Bandeira, Luiza Bandeira e MIKHAIL BARYSHNIKOV na frente do Hotel Bourbon após a apresentação do " Hell's Kicthen Dance" de Mikhail Baryshnikov


MIKHAIL BARYSHNIKOV por Luiza Bandeira

Nascido em latvian em 1948, o bailarino-ator Mikhail Baryshnikov começou sua carreira de bailarino relativamente tarde,por volta dos 15 anos.Mas em apenas alguns anos,virou solista do Ballet Kirov de Leningrado em meados de 1969. Durante a tounée no Canadá do Kirov, ele fugiu, reaparecendo após alguns dias nos Estados Unidos solicitando asilio político . Baryshnikov inicialmente se juntou ao A.B.T. (American Ballet Theater) como principal bailarino(1974-1978),após mudou-se para o George Balanchine’s New York City Ballet(1978-1979). Na Cia de Balanchine, interpretou obras como: O Filho Prodígio, Night Shadow, O Soldado e a Bailarina, Tchaikovski Pas-de-Deux e outras . Em 1980 assumiu a direção do A.B.T. onde ficou por 10 anos.
Em sua estadia no A.B.T. dançou com grandes bailarinas, entre elas a maravilhosa Natalia Makarova, Gelsey Kirkland com quem firmou parceria logo quando chegou aos Estados Unidos, Márcia Haydée onde atuaram no espetáculo Hamelet que foi encomendado pelo próprio A.B.T. ,com música de Aaron Copland com uma coreografia criada especialmente para Baryshnikov participando também de Hamelet estavam Rudolf Nuryev ,Eric Bruhn Natalia Makarova e Gelsey Kirkland.
No cinema, foi em 1977 que, Baryshnikov estrelou em seu primeiro filme “The Turning Point”,co-estrelando com Shirley Maclaine e Anne Bancroft (ambas ex-bailarinas).O filme foi um sucesso do inicio ao fim, e o imigrante soviético recebeu indicação para o Oscar por sua magnífica atuação e sem dúvida pelo seu incomparável talento para dança . Baryshnikov se entrosou com o cenário de Hollywood facilmente, e teve um romance com a lindíssima Jessica Lange, de quem teve uma filha.
Em 1985, retornou em outra sólida performance no filme “White Knights” o qual conta a história de uma estrela do ballet que foi raptado e levado de volta à União Soviética.
Nos últimos anos misha (jeito com o qual é chamado pelos amigos) tem feito produções caseiras,uma de suas ultimas aparições foi no seriado “Sex in the city” onde contracenou com a atriz Sarah ......Paker.
Apesar dos problemas nas articulações Misha continua a trabalhar e é lembrado como um americano pelo seu estilo de vida.
Baryshnikov é pai de três crianças com sua companheira a bailarina Lisa Rinehart.


MIKHAIL BARYSHNIKOV EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS

“ NÃO TENTO DANÇAR MELHOR DO QUE NINGUÉM, APENAS TENTO DANÇAR MELHOR DO QUE EU MESMO”
........MISHA