sábado, 19 de setembro de 2009

Rudolf Nureyev


Rudolf Nureyev nasceu na Rússia Soviética, se transformando num dos mais celebres bailarinos do século 20,o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky.Nureyev espantava o público com giros e saltos espetáculares, mas seu temperamento apaixonado e sentimental que o fez um fenômeno. Nureyev, era descendente de Tatar, estudou a dança e sua técnica com o Ballet Ufa. Ele era um estudante incrível na Escola de Ballet de Leningrado de 1955 a 1958, mudando depois do corpo de baile e se formando diretamente com solos no Kirov Ballet. Três anos mais tarde, em 17 de Junho de 1961, quando estava em turnê com o Kirov em Paris, ele quebrou a barreira da segurança soviética e pediu asilo de oficiais no aeroporto de Le Bourget. Nos meses seguintes ele se apresentou em Paris, New York, Londres e Chicago, mas seu auge foi atingido em 1962 quando ele fez par com a aclamada bailarina Margot Fonteyn do British Royal Ballet. O magnífico virtuosismo de Nureyev se mostrou um contraponto à elegancia natural de Fonteyn, e logo sua parceria rejuvenesceu a carreira da moça e estabeleceu a dele. Fora sua ligação ao Royal Ballet como um permante artista convidado' por vinte anos, Nureyev não era afiliado com a compania de dança. Ele trabalhou como artista convidado por todo o mundo, tanto como bailarino e depois como coreógrafo. Nos anos 70 ele se envolveu com o drama. Apareceu na tevê e em filmes, ele também fez tour nos EUA como o Rei de Sião, numa relembrança do clássico musical da Broadway 'O Rei e Eu'. Mesmo se tornando um cidadão austríaco em 1982, ele passou grande parte de sua via em Paris, onde ele era o diretor e principal coreógrafo do Paris Opera Ballet. Em 1989 ele dançou na União Soviética pela primeira vez desde que a abandonara. Nureyev fez sua última aparição pública em outubro de 1992, como diretor na estréia parisiense de uma nova produção de La Bayadère.
Nureyev morreu em 1993, em Paris, França e foi considerado o melhor bailarino do mundo.

6 comentários:

  1. Gostaria de saber qual é o filme feito sobre Nureyev em que aparece a repetição da cena em que ele foge no aeroporto de Le Bourget.
    Lígia Lemieszek
    llemieszek@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Ligia, o único filme que me lembro que tem cena de aeroporto é do Mikhail,(O sol da Meia Noite), mas vou pesquisar e te envio por e-mail.
    bjus tia lu

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu quria saber tudo sobre a carreira de Rudolf Nureiev

    ResponderExcluir
  4. Estou preparando a matéria do Nureyev e envio em breve. BJus tia lu

    ResponderExcluir
  5. queria saber qual é o nome do filme de Rudolf Nureiev, o documentário sffv.

    ResponderExcluir
  6. Bom assim de cabeça não sei que documentário é este mas vou me informar e escrevo em breve, sei que estou devendo uma matéria sobre o Nureyev, vou aproveitar as férias e fazer uma bem legal com dicas de livros e filmes sobre ele aguardem.. bjus tia lu

    ResponderExcluir