Erick Silva
Erick Silva Diretor e coreógrafo da Cia
In-Pulso de Dança e da Mostra Dança.
LB: Bailarino
e coreógrafo a tantos anos, conte para nossos leitores quando e onde você
começou a dançar?
ES: Iniciei
meus estudos em dança em Recife, Pernambuco, no Centro de Dança Maria da
Conceição, quando tinha 8 anos. Lá estudei todas as danças populares, danças
afras e ballet, além de percussão.
LB: Quais
foram os profissionais que mais influenciaram na sua carreira:
ES: Ubiraci
Ferreira (diretor do Bacnaré – Balé de Cultura Negra de Recife) foi o meu
primeiro diretor, onde eu comecei a ter meu primeiro salário, foi onde me abriu
portas para que eu pudesse viajar para a Europa. Depois dele, vem Monica Lira
(diretora da Cia. Experimental), que me mostrou qual a linguagem da dança
contemporânea e do ballet atual. Também o Maracatu Nação Pernambuco que me
ajudou na transição Brasil-Europa.
E desde
1996, Liliane Benvento tem sido minha maitre de ballet, uma das pessoas que
influenciou muito na linguagem que eu trabalho atualmente. Mas tenho que
agradecer a todos os professores que já passaram na minha vida, entre eles Zic,
Daniel Bratt, Marcos Verzani, Renato Paroni e todos os outros que não terei
espaço para citar, mas que de alguma forma me ensinaram tudo que eu sei.
LB: Nas
escolas que estudou enquanto estava no Brasil, quais repertórios clássicos teve
a oportunidade de dançar?
ES: Dancei
Corsário, Don Quixote, Ídolo de Bronze entre outros, mas só na época de escola.
Sempre trabalhei em cias neoclássicas e contemporâneas.
LB: Sabemos
que você foi ainda muito jovem pra Europa, como apareceu essa oportunidade e
quais os benefícios que trouxeram pra sua carreira?
ES: A
oportunidade surgiu através do Bacnaré – Balé de Cultura Negra, dirigido por
Ubiraci Ferreira. Fomos fazer uma turnê de 6 meses pela Europa, representando o
Brasil nos Festivais da CIOFF, onde participavam inúmeras cias do mundo todo.
Neste período eu fiz contato com um dos professores da Alemanha, e ele me
ofereceu um contrato para uma curta temporada para a Cia. Daniel Bratt
(Alemanha) e foi depois disso que as portas se abriram pra mim. Através dessas
oportunidades eu comecei a entender e viver o real mundo da dança.
LB: Na volta
ao Brasil, teve a oportunidades de trabalhar em grandes cias e ao lado de
grandes nomes da dança. Por onde começou essa trajetória?
Quando
voltei vim para o Studio 3 e então fui contratado pelo Cisne Negro Cia. De
Dança para uma temporada. Depois fui trabalhar na Cia do Ismael Guiser, e então
fiz audição pra Deborah Colker, passei e me mudei pro Rio.
Saindo de
lá, voltei pra São Paulo onde trabalhei com diversos coreógrafos e diretores
como Anselmo Zolla, Ivonice Satie, Jorge Garcia, José Possi Neto, Zé Ricardo
Tomaselli, Fernanda Chamma, Rosely Fioreli, Suzana Yamauchi, Miriam Druve e
Liliane Benevento.
LB: Atualmente
você faz parte Projeto Cia. In-Pulso, como esse projeto foi criado, a quem
favorece, quais são os benefícios?
ES: O
projeto Cia. In-Pulso é um projeto social junto com uma Cia de dança
contemporânea.
O projeto social atinge todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, o objetivo é formar bailarinos e/ou melhorar a qualidade de vida.
O projeto social atinge todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, o objetivo é formar bailarinos e/ou melhorar a qualidade de vida.
A cia é para
bailarinos profissionais, e é a porta de novos talentos serem reconhecidos pelo
mundo da dança.
LB: Você ministra cursos em várias escolas, trabalha como Jurado em grandes festivais e é coreógrafo e ainda da aula. Qual sua modalidade especifica em todas essas funções?
ES: Dança
contemporânea, Ballet Clássico e Danças populares.
LB: O que você
tem a dizer sobre essa nova geração de bailarinos e bailarinas que surge a cada
dia, que conselho você daria como jurado, o que precisa melhorar, o que os
jurados querem ver?
ES: Essa
geração tem uma preocupação muito grande com o físico, esquecem-se da alma. O
que vejo de precário é o estudo sobre o que está sendo dançando, se um
repertório, qual a história, qual período, o que expressar. Bailarino tem que
ter ambos físico e muita arte.
LB: falando
em bailarino, todo ano você organiza o Curso de Férias Mostra Dança- Método
Russo, um curso de férias já conhecido e esperado anualmente. Quem estará esse
ano ministrando as aulas, quais são as novidades pra janeiro de 2013? Quais as
modalidades do Curso? Onde podem ser feitas as inscrições?
ES: Para o
Ballet Clássico teremos a ex-solista do Bolshoi de Moscow e professora da
Escola Coreográfica Estatal de Moscow – Galina Kozlova, os professores da
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Denis Nevidomyy e Larissa de Araujo, além
da Bailarina e professora formada pela Escola Bolshoi – Stefania Petry.
No jazz, Andrea Spósito (diretora do Grupo Raça) e Zeca Rodrigues. No teatro musical, Francisco Ribeiro (diretor da Cia. Brasileira de Teatro Musical), Kika Sampaio no sapateado e Michel Martins na dança de rua. E eu no contemporâneo.
No jazz, Andrea Spósito (diretora do Grupo Raça) e Zeca Rodrigues. No teatro musical, Francisco Ribeiro (diretor da Cia. Brasileira de Teatro Musical), Kika Sampaio no sapateado e Michel Martins na dança de rua. E eu no contemporâneo.
O
diferencial do curso de férias é que não tem montagem de espetáculo, é um curso
focado em aulas, de 4 a 5 por dia de alto nível técnico.
Mais
informações e inscrições pelo site: www.mostradanca.com
LB: Erick um
recado especial para nossos leitores.
ES: É um
prazer fazer esta matéria, mostrar um pouquinho do meu trabalho. E aos
bailarinos que aproveitem cada momento da sua vida no meio da dança, aprendam
diversos estilos e técnicas, pois o mundo da dança é muito grande e tem espaço
pra tudo. Corram atrás dos seus objetivos com garra, lembrando mais que ontem e
menos que amanhã!
Fotos: Bolhaset Produções.
Fotos: Bolhaset Produções.
Linda matéria! Resumiu a história de um dos nomes da dança nacional na atualidade. Erick Silva, conta de forma humilde, a sua trajetória no mundo dançante, sua experiencia no exterior, suas influencias, e o que ele pensa sobre os bailarinos atuais, a FALTA DE ARTE! Concordo plenamente com o que ele disse, atualemente nos bailarinos, só nos preocupamos com fisico técnica, e esquecemos a alma que faz parte da dança para se tornar arte! Parabéns equipe da Luiza Bandeira mundo da dança, trazendo profissionais de outrs areas a não ser do classico para as reportagens, sucessooo! Sucesso!
ResponderExcluirAmei, bjs
ResponderExcluirAmei a matéria e adorei conhecer um pouco sobre o Erick dançar e seria mt bom poder está fazendo essas aulas, visto q não posso pagar, ganhar seria uma otima opção. kkk bjs para vc Luiza Bandeira e ERICK SILVA , AMO SEU SITE JBJBJ
ResponderExcluirMeu nome é: Joana martins e meu e-mail é : Joanam@yahoo.com.br
Maravilhoso, seu blog,o eric deve ser mt legal, com tanta experiência deve ter mt pra ensinar, acho uma otima oportunidade esse lance da bolsa, de outra forma não poderia participar. Bom tô aq e adoraria ser sortida. Elisa machado
ResponderExcluire-mail: elisam@hotmail.com
Luiza acho vc maravilhosa, de todos os blogs q já entrei o seu é o melhor, adorei seu material pra professor, entrega rápida e material de qualidade, além de tudo vc é mega prestativa. Conheci uma aluna em são Paulo,Thais martins, estudou c/vc no Notre Dame, falei q havia comprado seu material,nossa ela ficou super feliz, disse que vc foi a melhor professora q ela já teve, que era amiga,dedicado e mt competente, bom fica aq meu carinho e agradecimento pra essa professora maravilhosa que é vc luiza Bandeira.
ResponderExcluirQuanto ao Erick só tenho a dizer que se foi postado por vc ele tb deve ser maravilhoso.
Abraços jane Almeida
E-mail:jaalmeida@yahoo.com.br
Erick,adorei saber sobre vc, imagino q deva ser mt bom poder viver da dança e poder trabalhar ao lado de pessoas tão importantes. Acredito que além de mt sorte exista mt talento envolvido. Seria mt bom poder aprender c/ vc e com os que estão ao seu lado.
ResponderExcluirLuiza Bandeira, fiz um curso de clássico c/ vc no Rio, nossa Amei vc é maravilhosaaa são raras as professoras que dão aula falando os nomes dos passos em francês e ainda traduzem pra gente, vc além de traduzir fala como o nome do movimento é chamado em cada escola, sua aula além de prática é gramaticalll, amooo vc se pudesse seria sua aluna eternamente, pois o amor que vc passa pra seus alunos é s/ igual.
Beijos adoro vc Luiza e adoraria estar no curso c/ vc Erick
Thais Feitosa
email: thaisfftosa@gmail.com
Galera mt obrigada a todos que vem participando e o carinho por mim e pelo Erick, Nossa promoção vai até o dia 30 desse mês então continuem participando e aumente sua chance. mil Bjs TIa lu
ResponderExcluirLuiza A materia está incrivel! Muito obrigado pelo carinho e pela oportunidade de falar um poucpo de mim e da minha carreira e do que penso a respeito de dança! muito o brigado a todos q virao e os q estao participando da promoçao valeuu mesmo pelo carinho com miiigo e com trabalhorr da Luiza Bandeira... q ta fazenndo um trabalhor lindo pela dança no brasil e no muuunndooo... bjkss pra todosssss ate,,,
ResponderExcluirErick, que legal vc tá aq vendo que estamos participando, amei a matéria e adoaria estar c/ vc no curso Russo aaaaaa ia ser d+++++, deixa eu irrrr kkkk bom tô na fila pra ganhar, beijos,joana martins
ResponderExcluire-mail: jomartins@yahoo.com.br
Adorei demais a matéria... espero um dia poder chegar próximo à suas conquistas Erick, com sua orientação, professor *----*
ResponderExcluirDmais a bpm matéria c/ Erick, mas acho q n preciso falar sobre ele, Luiza Bandeira já fez isso e da melhor maneira. O lance então é deixar meu e-mail e concorrer, tô esperando ser chamado, tenho certeza que essa vaga é minha, abraços a todos Wesley Antunes
ResponderExcluire-mails: watunes@gmail.com
Tia lu amo vc, bjs Genoveva
ResponderExcluirCom certeza as redes sociais são importantes meios que propiciam que a informação circule. Informações estas, que carregam histórias de vida, valores,opiniões e grandes sabedorias.
ResponderExcluirAchei bem interessante essa matéria por poder estar conhecendo um pouco mais sobre Erick e sua trajetória,pois,saber da trajetória de pessoas que vivem "no mundo da dança" muito me inspira.
E, no decorrer da matéria, Erick traz um aspecto que sempre me chamou ateñção: a arte e a técnica.
Andressa Ap. G. G. Salem
email: andressasalem@gmail.com
Toda forma de dança é sutil e delicada, mas ao mesmo tempo tão forte e complexa, e acredito que é nesse processo que a arte se constrói. No "mundo" contemporâneo muito se preza pelo estético, pela perfeição de algumas coisas, dos detalhes, mas muitas vezes se esquece da alma, do sentimento, da interpretação. A perfeição ela pode estar nas pequenas fragilidades, e ela deve se fazer presente, porque, assim como a dança, o ser humano não é perfeito. Ele luta muitas vezes para conquistar isso, mas essa árdua luta diária deve ser sempre feita num processo de construção e reconstrução. Se atentando sempre para as minúscias que a vida nos apresenta.
Acredito que toda relação deve ter um sentido. Diferentemente do pensamento de Descart, o corpo e a mente não está dividido, é um sistema uno. Nesse sentido, devemos pensar, de que forma estendemos nossos sentimentos, nossa arte, e a traduzimos para o nosso corpo? E por consequencia o que queremos passar para aqueles que prestigiam esse processo? Esse espetáculo? Pois, sendo artistas, devemos suscitar sentimentos,como alegria, tristeza, raiva, calma...O que queremos dizer com nossa arte, com o que produzimos através dela, por ela, com ela, com nós, com o singular?
Com certeza as redes sociais são importantes meios que propiciam que a informação circule. Informações estas, que carregam histórias de vida, valores,opiniões e grandes sabedorias.
ResponderExcluirAchei bem interessante essa matéria por poder estar conhecendo um pouco mais sobre Erick e sua trajetória,pois,saber da trajetória de pessoas que vivem "no mundo da dança" muito me inspira.
E, no decorrer da matéria, Erick traz um aspecto que sempre me chamou ateñção: a arte e a técnica.
Toda forma de dança é sutil e delicada, mas ao mesmo tempo tão forte e complexa, e acredito que é nesse processo que a arte se constrói. No "mundo" contemporâneo muito se preza pelo estético, pela perfeição de algumas coisas, dos detalhes, mas muitas vezes se esquece da alma, do sentimento, da interpretação. A perfeição ela pode estar nas pequenas fragilidades, e ela deve se fazer presente, porque, assim como a dança, o ser humano não é perfeito. Ele luta muitas vezes para conquistar isso, mas essa árdua luta diária deve ser sempre feita num processo de construção e reconstrução. Se atentando sempre para as minúscias que a vida nos apresenta.
Acredito que toda relação deve ter um sentido. Diferentemente do pensamento de Descart, o corpo e a mente não está dividido, é um sistema uno. Nesse sentido, devemos pensar, de que forma estendemos nossos sentimentos, nossa arte, e a traduzimos para o nosso corpo? E por consequencia o que queremos passar para aqueles que prestigiam esse processo? Esse espetáculo? Pois, sendo artistas, devemos suscitar sentimentos,como alegria, tristeza, raiva, calma...
O que queremos dizer com nossa arte, com o que produzimos através dela, por ela, com ela, com nós, com o singular?
Andressa Ap. G. G. Salem
andressasalem@gmail.com