![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPEntHFBbg6OzItnCjYKjhI-mtL2Ev5oz8VmD6NWxMMA_RO4p5W9DbZ5xT_IKAJ4kMaygRrFATAhrk0Wjj9ZLhESXEpqyQ-h8QgC55UEphD6OvOYzXGkxR3dQkv_2MnFnhjRw3FQFWHHU/s400/rudiapolo.jpg)
Rudolf Nureyev nasceu na Rússia Soviética, se transformando num dos mais celebres bailarinos do século 20,o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky.Nureyev espantava o público com giros e saltos espetáculares, mas seu temperamento apaixonado e sentimental que o fez um fenômeno. Nureyev, era descendente de Tatar, estudou a dança e sua técnica com o Ballet Ufa. Ele era um estudante incrível na Escola de Ballet de Leningrado de 1955 a 1958, mudando depois do corpo de baile e se formando diretamente com solos no Kirov Ballet. Três anos mais tarde, em 17 de Junho de 1961, quando estava em turnê com o Kirov em Paris, ele quebrou a barreira da segurança soviética e pediu asilo de oficiais no aeroporto de Le Bourget. Nos meses seguintes ele se apresentou em Paris, New York, Londres e Chicago, mas seu auge foi atingido em 1962 quando ele fez par com a aclamada bailarina Margot Fonteyn do British Royal Ballet. O magnífico virtuosismo de Nureyev se mostrou um contraponto à elegancia natural de Fonteyn, e logo sua parceria rejuvenesceu a carreira da moça e estabeleceu a dele. Fora sua ligação ao Royal Ballet como um permante artista convidado' por vinte anos, Nureyev não era afiliado com a compania de dança. Ele trabalhou como artista convidado por todo o mundo, tanto como bailarino e depois como coreógrafo. Nos anos 70 ele se envolveu com o drama. Apareceu na tevê e em filmes, ele também fez tour nos EUA como o Rei de Sião, numa relembrança do clássico musical da Broadway 'O Rei e Eu'. Mesmo se tornando um cidadão austríaco em 1982, ele passou grande parte de sua via em Paris, onde ele era o diretor e principal coreógrafo do Paris Opera Ballet. Em 1989 ele dançou na União Soviética pela primeira vez desde que a abandonara. Nureyev fez sua última aparição pública em outubro de 1992, como diretor na estréia parisiense de uma nova produção de La Bayadère.
Nureyev morreu em 1993, em Paris, França e foi considerado o melhor bailarino do mundo.
Gostaria de saber qual é o filme feito sobre Nureyev em que aparece a repetição da cena em que ele foge no aeroporto de Le Bourget.
ResponderExcluirLígia Lemieszek
llemieszek@gmail.com
Querida Ligia, o único filme que me lembro que tem cena de aeroporto é do Mikhail,(O sol da Meia Noite), mas vou pesquisar e te envio por e-mail.
ResponderExcluirbjus tia lu
Olá
ResponderExcluirEu quria saber tudo sobre a carreira de Rudolf Nureiev
Estou preparando a matéria do Nureyev e envio em breve. BJus tia lu
ResponderExcluirqueria saber qual é o nome do filme de Rudolf Nureiev, o documentário sffv.
ResponderExcluirBom assim de cabeça não sei que documentário é este mas vou me informar e escrevo em breve, sei que estou devendo uma matéria sobre o Nureyev, vou aproveitar as férias e fazer uma bem legal com dicas de livros e filmes sobre ele aguardem.. bjus tia lu
ResponderExcluir