quarta-feira, 6 de setembro de 2017
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
TRABALHO DE PISO
TRABALHO NO CHÃO
(alongamento) – nas 3 fases
1)
SENTADAS – a coluna deve
estar encostada na parede
a)
DEDOS – junto e alternado – pés
paralelos
b)
PÉS – idem ao A
c)
FLEXÃO DE JOELHO - idem ao B
d)
BORBOLETA – ritmar- esticar as
pernas (paralelas) encostando
a cabeça no
joelho
e)PERNAS
ABERTAS - souplesse para os lados e
virando o peito para a coxa
2)
DEITADAS – idem a 1 , menos o item e) .
3) Para a 3ªfase dificultar
com developpés, battements etc com pernas em dehors.
4) POSTURA – da cabeça, do pescoço, do tronco, da virilha e da colocação da mão
na barra . NOTA : Também do
comportamento na sala de aula.
2-
BARRA
1ª FASE (1
mês) – Pés paralelos e as duas mãos na barra.
1- PLIÉ – demi (flexão) – Anão
2- ELEVÉ – demi-pointe (meia –ponta) – Gigante
3- SOUPLESSE – rolamento de cabeça
4- PETIT BATTEMENT TENDU -
frente (começar com 8 tempos)
5- SAUT – TEMP LEVÉ – (cair passando pela meia- ponta)
2ª FASE (2
meses) – Pés na 1ª e na 2ª posições – a 3ªe/ou a 5ª posições, depois.
1-
PLIÉ- 1ª e 2ª posições – demi-plié , eleve,
equilibre (segurando a barra) e na 3ª e/ou 5ª posições tentar tirar as mãos no
equilibre rapidamente.
2-
PETIT BATTEMENT TENDU
- somente ao lado (em1ª)
3-
TRANSFERÊNCIA DE PESO- do corpo ao lado de 1ª para 1ª(sem com plié e
pela meia-ponta). Primeiro de composto.
4-
Ensinar a POSTURA – de
perfil e posições de braços(vaganova) Preparatório(brás-bas), 1ª e 2ª posição (
com um só braço quando for de perfil) e demi – brás para pose de estilo
romântico
5-
PETIT BATTEMENT JETÉ –
decomposto somente ao lado e frente `a barra (em 1ª)
6-
Ensinar as POSIÇÕES
DOS PÉS – sur lê cou de pied frente à
barra e preparar com degagé ao lado. Trabalhar com flex e alternar(sem abrir)
7-
Exercícios para GIROS DA
CABEÇA – (de ombro a ombro) – a cabeça é a
última que sai e a primeira a chegar – pés paralelos (pied plat e na
meia – ponta) Trabalho em frente à barra.
3ª FASE :
Combinações frente `a barra – Trabalho em croix e pés : 1ª , em 2ª e/ou 5ª.
1- PLIÉ – combinação : demi-plié , elevé , releve ( com rolamento
Para a meia – ponta)
souplesse e outros.
2- PETIT BATTEMENT TENDU- com demi-plié (separado) en croix (em 1ª).
3- DEGAGÉ FONFU- ao lado e frente e depois atrás ( em 1ª)
4-
PETIT BATTEMENT RETIRÉ – (em 1ª)
5- ROND-DE-JAMBE PAR TERRE- decomposto(1/4) – primeiro em dedans e
depois em dehors.
6- PETIT BATTEMENT JETÉ – em croix (em 1ª)
7- DEGAGÉ A 45º- em croix (em 1ª)
8- RELEVÉ - com demi –plié (em
1ª e 2ª) e depoi em 3ª e/ou 5ª/
9- GRAND BATTEMENT JETÉ- ao lado (em 1ª)
2)
CENTRO – Todos os
exercícios da barra
1ª FASE :
1-
PAS-DE-BOURRÉE COURIR – Pés
paralelos
2-
MARCHA – variai o tempo
musical
3-
EXERCÍCIO DE BRAÇOS –
brás-bas e 1ª(mexer as mãos)
4-
POSIÇÃO DA CABEÇA – ereta,
virada e inclinada(frente,atrás e para os lados)
Improvisações – Jogos – Ritmos –
Reverência Livre
2ª FASE :
1-EXERCÍCIOS
DE BRAÇOS – Bras-bas , 1ª,2ª e
3ª(vaganova)
2-TEMPS LEVÉ
– Pés na 1ª para 2ªposição, ao lado (1º na
barra) decompor
3-ECHAPPÉ
SAUTÉ – de 1ª para 2ª posição, ao lado
(1º na barra)
4- EXERCÍCIOS
DE GIROS- só cabeça
5- SKIP – salto em 1 pé
com a outra perna dobrada e en
Dedans .(1º na
barra)
6-GALLOPE –
chassé sauté para os lados na barra.
Improvisações – Jogos – Ritmos –
Reverência Livre
3ª FASE :
Exercícios da barra e o 1ºport de bras de Vaganova.
1-TEMPS LEVÉ em 3ª posição dos pés – 1º na barra
depois no
centro.
2- DEBOULÉ –
exercícios preparatórios na barra.
3- GRAND
JETÉ EM AVANT- correr e saltar por cima de
uma vara.
4- POLCA-
spring-point
5- TOUR EM L’AIR- exercícios preparatórios com pés
paralelos(para rapazes)
Improvisações – Jogos – Ritmos - Reverência Livre
REFERÊNCIAS
1-
JOGOS – como os do BABY –
CLASS
2-
RITMOS – ex: palmas com as
mãos na valsa
3-
IMPROVISAÇÕES - Individual e Coletiva
4-
TRABALHO NO CHÃO –
Coordenação motora
5-
ALONGAMENTO- Trabalho de
flexibilidade
NOTA : Ao finalizar este nível o aluno deverá ter
desenvolvido um trabalho de postura ideal.
quarta-feira, 26 de julho de 2017
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
segunda-feira, 27 de junho de 2016
MOSTRA AULA DE BALLET
8 ANO
BARRA
O RESTANTE DE AULA SE ENCONTRA NAS APOSTILAS QUE ESTÃO A VENDA AQUI EM NOSSO SITE. INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO EMAIL : luizabailarinamdp@yahoo.com.br ou por waths : +5492235313237
Dois demi-pliés e 2 grands pliés em 1ª e 2ª posição; 2 grands pliés em 4ª e
5ª posição; 2 ports de bras, dobrando o corpo para trás; 1 port de bras
dobrando o corpo ao lado em direção à barra e 1 port de bras dobrando o
corpo para fora da barra.
2. BATTEMENTS TENDUS.
Dois battements tendus em demi-plié, en croix; 4 battements tendus ao
lado, sem plié; 3 e novamente 3 battements tendus ao lado. Repita na
direção contrária.
Battements tendus jetés: 7 à frente, 7 ao lado; 5 battements tendus jetés em
1ª posição (repita 4 vezes); sustentando a perna a 45° em cada quinto
battement. Repita os battements tendus jetés na direção contrária.
3. RONDS DE JAMBE À TERRE
En dehors: 4 ronds de jambe à terre; 3 ronds de jambe à terre; 5 ronds de
jambe à terre; termine em pointe tendue à frente; um rápido passé atrás, e à
frente à 45°, 3 grands ronds de jambe jetés en dehors, 2 grands ronds de
jambe jetés. Repita desde o começo en dedans, e trace um semicírculo no
chão em plié en dedans, en dehors, relevé atrás à 90°, subindo na meiaponta e port de bras, fexionando o corpo.
4. BATTEMENTS FONDUS À 45°.
Fondu à frente; plié e relevé com ½ giro para fora da barra (a perna de
trabalho fica estendida à frente); passé pela 1ª posição em demi-plié atrás e
½ giro na meia-ponta em direção à barra; termine com a perna de trabalho à
frente à 45°, plié-relevé com demi-rond ao lado; 2 pliés-relevés; plié e 2
tours sur le cou-de-pied en dehors; 2 fondus duplos ao lado. Repita na
direção contrária.
Frappés: 6 ao lado; flic-flac en tournant en dedanssustentando ao lado à
45°. Repita os frappés, flic-flac en tournant en dehors; 3 frappés duplos.
Repita mais 2 vezes e execute flic-flac en tournanten dedans sustentando
em pose écartée à frente à 90°.
5. RONDS DE JAMBE EN L’AIR.
Quatro ronds de jambe en l’air en dehors; 5 e novamente 5 ronds de jambe
en l’air en dehors; développé em pose écartée atráse 2 ronds de jambe en
l’air en dehors à 90°; demi-rond em attitude effacée, flic-flac en tournant en
dehors, terminando em um grande pose effacée à frente, leve a perna de
trabalho ao lado e desça à 45° em 2ª posição. Repita desde o começo en
dedans.
6. PETITS BATTEMENTS SUR LE COU-DE-PIED.
Oito frappés duplos ao lado, pointe tendue em 2ª posição, com uma batida
dupla do pé de trabalho sur le cou-de-pied, subindona meia-ponta com a
perna de base e descendo em seguida, 28 petits battements, desça em demiplié, abra a perna de trabalho ao lado, pointe tendue no chão. Repita desde
o começo.
7. BATTEMENTS DÉVELOPPÉS.
Développé à frente, na meia-ponta, demi-rond ao lado, passé à 90°, em
attitude effacée. Tour fouetté en dedans, terminando em pose attitude
effacée, 2 vezes sucessivamente; leve a perna de trabalho em pose écartée à
80
frente, termine em 5ª posição. Développé atrás na meia-ponta, demi-rond
ao lado, passé à 90°, em pose effacée à frente. Tour fouetté en dehors,
terminando em pose effacée à frente, 2 vezes sucessivamente; leve a perna
de trabalho em pose écartée atrás, termine em 5ª posição. Développé ao
lado, na meia-ponta, demi-rond à frente, passé à 90° em pose écartée atrás.
2 curtos balancés, tombé em 5ª posição com o pé direito, em plié e
développé à frente com a perna esquerda, dobrando o corpo para trás;
termine em 5ª posição. Développé ao lado, na meia-ponta, demi-rond atrás,
passé à 90° em pose écartée à frente. 2 curtos balancés, tombé em 5ª
posição, com o pé direito, em plié, pose arabesque à 90°, com a perna
esquerda e ½ giro na meia-ponta em direção à barra.Finalize com a perna
esquerda à frente à 90°, e com o braço esquerdo em 3ª posição.
8. GRANDS BATTEMENTS JETÉS.
Grand battement à frente com demi-rond ao lado, termine com pointe
tendue, em 2ª posição. Partindo desta posição, execute grand battement ao
lado com demi-rond atrás, termine com pointe tendue atrás.
Posteriormente, execute o mesmo grand battement atrás, para o lado e do
lado para frente. Dois grands battements à frente em 5ª posição e 2 grands
battements ao lado. Repita toda a combinação na direção contrária.
domingo, 26 de julho de 2015
CECILIA KERCHE E EDUARDO BOECHAT
HOJE ÁS 16HS, NO STAND DO TEATRO BOLSHOI NA FEIRA DA SAPATILHA, O LANÇAMENTO DO CD BALLET CLASS - CECILIA KERCHE E EDUARDO BOECHAT- VOLUME 2, DA BOECHAT RECORDS. O CD TRÁS MÚSICAS ESPECIALMENTE TRABALHADAS PARA AULA DE BALLET, COM COMPOSITORES CLÁSSICOS COMO CHOPIN, MOZART, OFFENBACH E MÚSICAS DO PIANISTA DO BOLSHOI EDUARDO BOECHAT. HAVERÁ SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO COMPOSITOR E DA ETOILE DO BALLET CECILIA KERCHE.
O CD CUSTARÁ R$ 30,00 REAIS E ESTARÁ A VENDA AQUI NO NOSSO SITE , STAND DO BOLSHOI E STAND DO DIEGO COSTA DÚ BALLET.
sábado, 25 de julho de 2015
CD PARA AULAS DE BALLET - EDUARDO BOECHAT E CECILIA KERCHE
Rolando agora na Feira da Sapatilha o CD para aulas de Ballet do Pianista Eduardo Boechat e da Etoile Cecília Kerche .
Vendas no Stand do Diego Costa Dú Ballet, lá além do CD do Edu e da Cecília vc encontra oq tem de melhor para dança, belíssimas coroas, tutu, artirgos p aula, tudo de altíssima qualidade. Corre lá agoraaa e se atualiza com oq tem de melhor. Bjs
Você também pode comprar seu cd aqui pelo tel : 47-9932-6539 ou email: luizabailarina@yahoo.com.br
Compre já o seu e inove suas aulas
Vendas no Stand do Diego Costa Dú Ballet, lá além do CD do Edu e da Cecília vc encontra oq tem de melhor para dança, belíssimas coroas, tutu, artirgos p aula, tudo de altíssima qualidade. Corre lá agoraaa e se atualiza com oq tem de melhor. Bjs
Você também pode comprar seu cd aqui pelo tel : 47-9932-6539 ou email: luizabailarina@yahoo.com.br
Compre já o seu e inove suas aulas
Luiza Bandeira e Eduardo Boechat Feira da Sapatilha- Festival de Dança de Joinville 2015 |
Stand do Diego Costa Dú Ballet Feira da Sapatilha - Festival de Dança de Joinville 2015 |
domingo, 29 de março de 2015
APOSTILAS DE BALLET
As apostilas de ballet tem o intuito de auxiliar o profissional da dança a organizar e oferecer um trabalho de maior qualidade aos seus alunos.
Todas as apostilas contém um resumo sobre a história da dança, dando possibilidade ao professor de melhorar seu conhecimento. As aulas são escritas detalhadamente para que o professor precise apenas explicar o exercício a ser executado em sala de aula, otimizando seu tempo e do aluno. As apostilas seguem o padrão de qualquer aula de ballet, barra, centro e diagonal, contendo também aulas de ponta e de chão. todo material acompanha cd para aula de ballet.
os interessados podem entrar em contato pelo email: luizabailarinamdp@yahoo.com.br ou pelo telefone :+542235313237 / Facebook e instagram : luiza.bandeira.587
Tabela de valores click na aba superior do blog : Apostilas de Ballet .
Todo material é enviado pelos correios por sedex ou pac, fica a escolha do cliente.
segunda-feira, 28 de abril de 2014
ENTREVISTA CLAUDIA MOTA
CLAUDIA MOTA
Primeira Bailarina BTMRJ
CLAUDIA MOTA Carioca, Claudia iniciou seus estudos com Valéria Moreyra. É formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Trabalhou com o maitre Fernando Alonso, no Ballet de Camagüey, Cuba, recebendo de suas mãos o Diploma de Excelência em Técnica Cubana. Aperfeiçoou-se no Ballet Dalal Achcar. Teve a honra de trabalhar com grandes nomes da dança nacional e internacional: Sua grande mestra Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova, Dennis Gray, Toshie Kobayashi, Jean-Yves Lormeau, Elizabeth Platel, Glen Tetley, Sir Peter Wright, Desmond Kelly, Dalal Achcar, Marcia Haydee, Richard Cragun, Yelena Pankova, Vladimir Vasilev e Natalia Makarova. É Primeira Bailarina do TMRJ desde 2007, recebendo o cargo do então Diretor Artístico Marcelo Misailidis, tendo interpretado todos os primeiros papéis do repertório da Cia, incluindo as obras de Balanchine. - Giselle - Giselle e Myrtha ( Sir Peter Wight) - O Lago dos Cisnes - Odete e Odile (Eugenia Feodorova e Yelena Pankova) - Coppelia - Swanilda ( Henrique Martinez) - A Bela Adormecida - Princesa Aurora ( - Don Quixote - Kitry ( Dalal Achcar) - O Quebra Nozes - Rainha das Neves e Fada Açucarada ( Dalal Achcar) - La Bayadère - Gamzatti ( Natália Makarova) - Romeu e Julieta - Julieta ( John Cranko) - Onegin - Tatiana ( John Cranko) - Paquita - Paquita (Eugenia Feodorova) - Carmen - Carmen ( Roland Petit) - Les Sylphides - Mazurka ( Eugenia Feodorova) - Les Grand Pas de Quatre - Marie Taglione - Serenade - Valsa ( George Balanchine) - Divertment no 15 - Principal ( George Balanchine) - Voluntaires - Principal ( Glen Tetley) - Les Presàge - Paixão ( Massine, remontarem Tatiana Leskova) - Suite en Blanc - Serenade e Sieste ( Serge Lifar) - A Floresta Amazônica - Deusa ( Dalal Achcar) - A Megera Domada - Bianca ( John Cranko) - Uwe Sholtz's The Creation - cenas 4, 18, 19, 27 e 29 Trabalhou com coreógrafos contemporâneos como : Luiz Arrieta, Oscar Arraiz, David Parsons, Henrique Rodovalho entre outros... Primeira bailarina brasileira a interpretar "Carmen", de Roland Petit no Brasil, recebendo grande elogio da crítica francesa, pela Revista EUROPEAN DANCE NEWS. Sir Peter Wight declarou que sua "Myrtha", foi uma das melhores interpretações que ele já viu e sua "Giselle", de "um encantamento especial"... Eleita por Vladimir Vassiliev como a melhor intérprete de "Lady Capuleto"no mundo, em sua versão de "Romeu e Julieta". Fez intercâmbio com o American Ballet Theatre e San Francisco Ballet, indicada por Natalia Makarova e Dalal Achcar. É constantemente "Partner" de bailarinos estrelas convidados pelo Theatro Municipal do RJ. José Manuel Carreño ( ABT) Iñaki Urlezaga ( Royal Ballet) Andrea Volpintesta ( Scala de Milano) Robert Twesley ( English National Ballet) Jesus Pastor ( ABT) Sascha Radetsky ( ABT) Thiago Soares ( Royal Ballet) Vitor Luiz ( San Francisco Ballet) Federico Fernandez ( Teatro Cólon) Bruno Rocha ( Het National Ballet) E seu partner do Theatro Municipal do RJ, Francisco Timbó, entre outros... Apontada por Natalia Makarova como um dos maiores talentos dos últimos anos no Brasil, recebeu o Título de Melhor Bailarina da América Latina, por seu reconhecimento técnico, sua versatilidade e grande potencial artístico, pela Sociedade Cultural Latino Americana. Convidada frequentemente por Escolas, Companhias e Galas no Brasil e no exterior, além de turnês por várias cidades e províncias da Argentina, como: Buenos Aires, Chaco, Mendoza, Santiago del Estero, Salta, Tucumán e Rosário, também se apresentou em Cuba, Perú, Paraguay, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, já se apresentou em todas as capitais e grandes cidades do país. atualmente integra como Estrela Convidada o "Ballet en Gala", Cia de Primeiros Bailarinos Sul Americanos liderada por Federico Fernandez, se apresentando em galas mundiais, recentemente nas cidades de Mendoza e Buenos Aires, na Argentina. Como partner de Iñaki Urlezaga, interpretou "Giselle", em turnê pela Argentina com o Ballet Concierto, se apresentando nas cidades de Santiago de Estero, Tucumán e Rosário. A convite do Maitre de Ballet Pedro Pablo Peña, participou da International Gala of Etoiles of Miami, USA, com grande destaque e presença no canal de TV CNN. É considerada por Dalal Achcar, a Dama do Ballet Nacional, a melhor bailarina do nosso país na atualidade. Claudia é sucesso de crítica e público, recebendo elogios de grandes nomes da dança por seus trabalhos, dentro e fora do Brasil.
LB: Claudia acima descrevemos seu
currículo profissional, mas o que realmente nossos leitores querem saber é do
dia a dia da Claudia Mota .
Como é sua rotina diária? Quantas
horas de aula de ballet você faz por dia e quantas horas de ensaio?
CM: Acordo, tomo um café reforçado e
vou pro Theatro. Costumo chegar meia hora antes p me aquecer... a aula começa às
10:00 horas tem duração de 1 hora e meia, com intervalo de meia hora pro
ensaio. Terminamos as 16:00, num total de seis horas diárias de segunda a
sexta, com exceção para os espetáculos que geralmente chegam aos sete dias da
semana...
LB: Além do ballet clássico você
estuda algum outro estilo de dança?
CM: Tenho formação em todas as áreas.
O Theatro Municipal é uma Cia Clássica, mas dançamos, de tudo.
LB: Você costuma fazer alguma atividade
extra além do clássico para melhora o condicionamento físico, pilates, yoga,
fortalecimento algo assim ou mantém a forma e a técnica com as aulas e ensaios
de ballet?
CM: Faço aula de ballet todos os
dias, além de fisioterapia e musculação (leve). Faço também hidro Power, para
condicionamento físico. Fiz 4 anos de pilates e pretendo, assim que conciliar
meu tempo, voltar.
LB: Como costuma se alimentar, segue
alguma dieta especial?
CM: Não faço e nunca fiz nenhuma
espécie de dieta. Tenho sorte de não ter tendência pra engordar, mas evito
refrigerantes e alimentos que não fazem bem a saúde, como gorduras e etc... mas
não deixo de comer meu chocolate... rsrsrs...
LB:
Sapatilhas de ponta, quais marcas você costuma usar? E quais indica para
as meninas que estão começando. Você tem algum truque especial pra que elas
durem mais, ou pra amaciar? Quantos sapatos de ponta você gasta por mês?
CM: Sapatilhas de ponta são materiais
de trabalho muito pessoais... sou patrocinada pela marca de sapatilhas americana
Gaynor Minden. Não tenho um numero exato de quantas sapatilhas uso, isso
depende muito, das sapatilhas e do ballet que eu esteja dançando... essa marca
tem a característica de durar bastante, mas em outras marcas eu costumava usar super
bonder na sola, bem aonde faz a dobra do arco do pé..
LB: Em quais projetos você está
envolvida no momento?
CM: Atualmente estou ensaiando a
próxima temporada do TMRJ, La Bayadere, onde protagonizo a personagem principal
“Nikyia”.
LB: Tem algum repertório clássico que
você goste mais, qual seria e porquê?
CM: Sempre me perguntam isso e,
apesar de ter dançado ballets e interpretado papeis bem diferentes, ainda
assim, minha personagem preferida sempre será “Giselle”... marcou uma divisão
de aguas na minha carreira e é sempre muito especial cada momento em cena desse
ballet.
LB: Professores, Mestres,
ensaiadores. Sempre tem aquele que nos deixa uma marca, aquele ensinamento que
carregamos ao longo da carreira. Quem seria esse que marcou sua trajetória na dança?
CM: Foram muitos, graças a Deus! Meus professores da Escola de Danças, Tia Valeria, com quem comecei, Dalal Achcar que acreditou em mim, Pedro Krazckzuk que foi meu professor na Escola e até hoje tenho ensinamentos com ele, minha grande mestra no Theatro D. Eugenia Feodorova, Tia Wandinha(Wanda Garcia) me encaminhou nos concursos, nacionais e internacionais, junto com Tânia Granado, Diretora da Escola de Danças na minha época...mas a minha grande “guru”, como amiga, inspiração, ensaiadora, conselheira, desde sempre, é Cecilia Kerche. Ela acompanhou toda a minha trajetória, continuamos esse trabalho e até hoje, é pra ela que eu “corro”... rsrsrs
LB: Como se vê daqui a alguns anos?
Irá montar sua própria Cia? Ficará como ètoile do TMRJ ? Ministrará aulas? Como
é a Claudia do futuro?
CM: Essa resposta eu ainda não tenho.
Não programo nada na minha vida, deixo acontecer. O Theatro é a minha casa e se
eu puder estender o meu trabalho nele, seria uma vida inteira de sonho, sonho
realizado. Mas atualmente tenho projetos no Brasil e Exterior, mas vivo um
momento de cada vez.
LB: O que você diria para as meninas
que estão começando agora e se espelham na sua carreira. Quais são as dicas
para se tornar uma grande bailarina?
CM: Determinação, disciplina, força
de vontade, foco e saber ouvir as pessoas certas. E o principal, ESTUDAR!!!
Estudar muito...
LB: Uma mensagem especial para nossos
leitores, amigos e familiares.
CM: Agradeço toda a minha formação àqueles que comigo trabalharam e aos meus metres que me ensinaram a disciplina e valorização do exercício árduo do dia a dia de uma bailarina. Em especial à minha familia, meu porto seguro, minha base. À minha mãe, que até hoje acompanha tudo de pertinho e com muito amor. A Deus por firmar meus passos até aqui.
FAÇA ARTE DE VERDADE. O PALCO É O
ESPELHO DA ALMA.
Claudia Mota
Assinar:
Postagens (Atom)