quarta-feira, 20 de setembro de 2017

HISTORIA DO BALLET RUSSO





Originado do balé francês e do italiano, principalmente de Petipa, Blasis e Cecchetti, o balé russo é dotado de uma escola técnica e de um estilo próprio. Seus princípios datam do começo do séc. XVIII, ao tempo em que foram criadas as escolas dinamarquesa e sueca. As escolas imperiais do balé russo, de São Petersburgo, Moscou e Varsóvia, mereceram desde o início uma atenção toda especial dos czares e da aristocracia.
A organização, os métodos de ensino e o treinamento foram severos e continuamente aperfeiçoados. Tais exigências técnicas aliadas aos dotes físicos e ao temperamento do povo russo, e à riquíssima tradição de danças populares, produziram em dois séculos um balé que assombrou o mundo.
Durante mais de 100 anos, os cultores do bailado na Rússia obedeceram às normas de Paris. Seus mais importantes mestres foram: Carlo Blasis, Landet (fundador da Escola Imperial de Dança de São Petersburgo), Canziani, Didelot, Perrot, Saint-Léon e principalmente Marius Petipa, criador das imortais obras Quebra-Nozes (1892), com Cecchetti e Ivanov, O Lago dos Cisnes (1895), com Lev Ivanov, e A Bela Adormecida (1890) todos com música de Tchaikovsky.
Ao mesmo tempo em que a técnica francesa e a italiana eram absorvidas pelos bailarinos, formava-se um estilo russo de balé clássico, unindo e modificando os dois estilos de origem. Igualmente a música de balé ganhou seu maior compositor - Tchaikovsky, autor da maior parte dos grandes bailados russos. E Petipa preparou uma constelação de bailarinos de talento, como Gorsky, Legat, Fokine, Preobrajenska, Kchessinska, Karsavina, Chernichova.
Pelas mãos de Enrico Cecchetti passaram Ana Pavlova, Mathilde Kchessinska, Olga Preobrajenska, Nicolas Legat, Lubov Egorova e Vaslaw Nijinski - os maiores nomes da dança internacional. Cecchetti criou um método e um estilo que ainda perduram.
A época imperial do balé russo culmina com a figura impressionante de Sergei Diaghilev, grande organizador, diretor do bailado russo no exterior. A ele se deve o impulso dado ao balé no inicio deste século.
Inconformado com as regras dos teatros imperiais decidiu reunir os melhores bailarinos, mestres, coreógrafos, músicos, pintores e cenógrafos russos e formou uma companhia sem igual para mostrar ao mundo a arte russa na sua totalidade. Durante vinte anos, ajudado por alguns mecenas, maravilhou o mundo inteiro e revelou talentosos dançarinos, músicos, libretistas e cenógrafos, como Nijinski, Tamara Karsavina, Olga Spesivtzeva, Natalia Dubrovska, Adolf Bolm, Aleksandra Danilova, Serge Lifar, Léonide Massine, Stravinski, Glazunov Tcherepnine, Rimski Korsakov, Benois, Bakst, Korovin, Serov, Gontcharova e muitos outros.
Fokine revolucionou a coreografia e realizou os ideais de Noverre. Seu grande mérito foi o de dar um estilo para cada balé, e fundir por completo a dança com a mímica. Para ele, a dança deveria ser interpretativa e não mera ginástica brilhante, devia mostrar o espírito dos atores no espetáculo e também a época a que pertencia o bailado. O balé não podia mais se constituir de números ou entradas, mas ter uma unidade de concepção, formada pela amálgama harmoniosa de três elementos - dança música e artes plásticas. Fokine foi o criador do mais célebre bailado de Anna Pavlova - A Morte do cisne. Suas produções totalizam 68 bailados representados, diversos deles, ainda hoje em todo o mundo. Cada ano, Diaghilev renovava o repertório e também a cada ano o público parisiense era tomado de um novo choque. Seus bailados se tornaram mais e mais vanguardistas, e é Nijinski o iniciador do balé moderno. Embora tenha brilhado somente até os 29 anos de idade (quando enlouqueceu), Nijinski, com seus saltos aéreos, foi não somente o mais célebre bailarino de todos os tempos, como um coreógrafo inovador. Seu "Prélude a l'après-midi d'un faune" (“O repouso do Fauno” - 1912), com música de Debussy, causou sensação, e muito mais ainda "A Sagração da Primavera", com partitura de Stravinski (1913). A partir dele, os bailarinos clássicos deixaram de seguir estritamente as regras da escola e passaram à estrada aberta da livre invenção coreográfica.
Na verdade, é esse o primeiro bailado moderno, usando bailarinos da mais refinada escola clássica. Nesse bailado foram usados os métodos da eurritmia de Jaques-Dalcroze, gestos angulosos e retorcidos e os pés voltados para frente e não para fora, como na escola acadêmica. Diaghilev montou, entre outros bailados, todos famosos ainda hoje, alguns mais conhecidos pelo nome original, outros pelo nome português: As Sílfides, Cleópatra, O Espectro da Rosa, O Festim, O Pássaro de Fogo, Danças Polovitsianas, Scheherazade, Giselle, Camaval, Petruchka, Dáfnis e Cloé, O Galo de Ouro, La Boutique Fantastique, Jeux, Parade, Pavillon d'Armide, A Lenda de José, O Chapéu de Três Bicos. Fez também a montagem de óperas.
Com a morte de Diaghilev (1929), sua companhia se desagregou malgrado os esforços de Sergey Grigoriev e Nijinski, René Blum, diretor artístico do teatro de Monte-Carlo, assumiu a direção de um grupo de remanescentes. Ao mesmo tempo, o coronel De Basil formava em Paris companhia rival. Em 1932, os dois grupos se uniram nos Ballets Russes de Monte Carlo. Aos membros do balé de Diaghilev juntaram-se alguns elementos novos, como Tamara Toumanova, Irina Baronova e Tatiana Riabochinska. Em 1933 a companhia fez uma tournée triunfal pelos EUA, mas em 1935 cindiu-se. Com o nome de Ballets Russes du Colonel de Basil, um dos ramos partiu para a Austrália e, depois, para as Américas, do Norte e do Sul, onde se deixou ficar durante a guerra, assumindo sucessivamente os nomes de Educational Ballet e Original Ballet Russe. Em 1947 fez uma temporada de despedida no Palais de Chaillot, em Paris. O ramo que ficara em Monte Carlo permaneceu sob a direção de René Blum até a invasão alemã (1940). Blum, judeu, foi preso em Paris e morreu em Auschwitz. Com os remanescentes da companhia, Marcel Sablon constituiu ainda na ocupação, os Nouveaux Ballets de Monte-Carlo, absorvidos (1944) pela Ballet International, do marquês de Cuevas, companhia particular sediada em New York. Surgiu, assim, o International Ballet of the Marquis of Cuevas, que fez inúmeras tournées internacionais e contribuiu para o repertório do gênero com várias obras, uma das quais pelo menos de valor perene: O Tristan Fou, de Salvador Dalí, coreografia de Massine.
Aos herdeiros de Diaghilev e a uma bailarina de gênio, Anna Pavlova, que, a partir de 1913, excursionou com companhia própria, deve-se a continuidade do balé na época.
Outros maîtres russos, radicados em Paris, tiveram também importante papel. Preobrajenska, Kchessinska, Egorova, Trefilova, Legat e Novikolf formavam grupos de jovens bailarinos. Novas obras nasceram então: Presséflos, Choreartium, Francesca da Rimini, Sinfonia fantástica (música de Berlioz) e outras. Uma das estrelas do Coronel de Basil, no setor da dança moderna, foi Nina Verchinina, que em fins da década de 1970 ainda lecionava no Brasil.


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

TRABALHO DE PISO





     TRABALHO NO CHÃO (alongamento) – nas 3 fases
 
1)      SENTADAS – a coluna deve estar encostada na parede

a)      DEDOS – junto e alternado – pés paralelos
b)      PÉS – idem ao A
c)      FLEXÃO DE JOELHO - idem  ao B
d)     BORBOLETA – ritmar- esticar as pernas (paralelas) encostando
a cabeça no joelho
e)PERNAS ABERTAS -  souplesse para os lados e virando o peito para a coxa

 2) DEITADAS – idem a 1 , menos o item e) .

 3) Para a 3ªfase dificultar com developpés, battements etc com pernas em dehors.

 4) POSTURA – da cabeça, do pescoço, do tronco, da virilha e da colocação da mão na barra . NOTA  : Também do comportamento na sala de aula.

2-                                                                     BARRA

1ª FASE (1 mês) – Pés paralelos e as duas mãos na barra.
       
1-     PLIÉ – demi (flexão) – Anão
2-     ELEVÉ – demi-pointe (meia –ponta) – Gigante
3-     SOUPLESSE – rolamento de cabeça
4-     PETIT BATTEMENT TENDU -  frente (começar com 8 tempos)
5-     SAUT – TEMP LEVÉ – (cair passando pela meia- ponta)

2ª FASE (2 meses) – Pés na 1ª e na 2ª posições – a 3ªe/ou a 5ª posições, depois.
              
1-      PLIÉ-  1ª e 2ª posições – demi-plié , eleve, equilibre (segurando a barra) e na 3ª e/ou 5ª posições tentar tirar as mãos no equilibre rapidamente.
2-      PETIT BATTEMENT TENDU -  somente ao lado (em1ª)
3-      TRANSFERÊNCIA DE PESO-  do corpo ao lado de 1ª para 1ª(sem com plié e pela meia-ponta). Primeiro de composto.
4-      Ensinar a POSTURA – de perfil e posições de braços(vaganova) Preparatório(brás-bas), 1ª e 2ª posição ( com um só braço quando for de perfil) e demi – brás para pose de estilo romântico
5-      PETIT BATTEMENT JETÉ – decomposto somente ao lado e frente `a barra (em 1ª)
6-      Ensinar as POSIÇÕES DOS  PÉS – sur lê cou de pied frente à barra e preparar com degagé ao lado. Trabalhar com flex e alternar(sem abrir)
7-      Exercícios para GIROS DA CABEÇA – (de ombro a ombro) – a cabeça é a  última que sai e a primeira a chegar – pés paralelos (pied plat e na meia – ponta) Trabalho em frente à barra.

3ª FASE : Combinações frente `a barra – Trabalho em croix e pés : 1ª , em 2ª e/ou 5ª.

1-      PLIÉ – combinação : demi-plié , elevé , releve ( com rolamento
Para a meia – ponta) souplesse e outros.
2-      PETIT BATTEMENT TENDU- com demi-plié (separado) en croix (em 1ª).
3-      DEGAGÉ FONFU- ao lado e frente e depois atrás ( em 1ª)
4-      PETIT BATTEMENT RETIRÉ – (em 1ª)
5-      ROND-DE-JAMBE PAR TERRE- decomposto(1/4) – primeiro em dedans e depois em dehors.
6-      PETIT BATTEMENT JETÉ – em croix (em 1ª)
7-      DEGAGÉ A 45º- em croix (em 1ª)
8-      RELEVÉ -  com demi –plié (em 1ª e 2ª) e depoi em 3ª e/ou 5ª/
9-      GRAND BATTEMENT JETÉ- ao lado (em 1ª)

2)      CENTRO – Todos os exercícios da barra

1ª FASE :
1-      PAS-DE-BOURRÉE COURIR – Pés paralelos
2-      MARCHA – variai o tempo musical
3-      EXERCÍCIO DE BRAÇOS – brás-bas e 1ª(mexer as mãos)
4-      POSIÇÃO DA CABEÇA – ereta, virada e inclinada(frente,atrás e para os lados)

      Improvisações – Jogos – Ritmos – Reverência Livre

2ª FASE :

                           1-EXERCÍCIOS DE BRAÇOS – Bras-bas , 1ª,2ª e
                              3ª(vaganova)
                           2-TEMPS LEVÉ – Pés na 1ª para 2ªposição, ao lado (1º na
                              barra) decompor
                           3-ECHAPPÉ SAUTÉ – de 1ª para 2ª posição, ao lado
                                 (1º na barra)
                           4- EXERCÍCIOS DE GIROS-  só cabeça
5-      SKIP – salto em 1 pé com a outra perna dobrada e en
                                Dedans .(1º na barra)
                            6-GALLOPE – chassé sauté para os lados na barra.

  Improvisações – Jogos – Ritmos – Reverência Livre

3ª FASE : Exercícios da barra e o 1ºport de bras de Vaganova.

                            1-TEMPS LEVÉ em 3ª posição dos pés – 1º na barra
                                  depois no centro.
                            2- DEBOULÉ – exercícios preparatórios na barra.
                            3- GRAND JETÉ EM AVANT- correr e saltar por cima de
                                   uma vara.
                            4- POLCA- spring-point
                            
                           5- TOUR EM L’AIR- exercícios preparatórios com pés
                                  paralelos(para rapazes)
                           
     Improvisações – Jogos – Ritmos -  Reverência Livre

          REFERÊNCIAS

1-      JOGOS – como os do BABY – CLASS
2-      RITMOS – ex: palmas com as mãos na valsa
3-      IMPROVISAÇÕES -  Individual e Coletiva
4-      TRABALHO NO CHÃO – Coordenação motora
5-      ALONGAMENTO- Trabalho de flexibilidade

       NOTA : Ao finalizar este nível o aluno deverá ter desenvolvido um trabalho de postura ideal.


segunda-feira, 27 de junho de 2016

      MOSTRA AULA DE BALLET  
8 ANO
BARRA 

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1.
Dois demi-pliés e 2 grands pliés em 1ª e 2ª posição; 2 grands pliés em 4ª e
5ª  posição;  2  ports  de  bras,  dobrando  o  corpo  para  trás;  1  port  de  bras
dobrando o corpo ao lado em direção à barra e 1 port de bras dobrando o
corpo para fora da barra.

2. BATTEMENTS TENDUS.
Dois  battements  tendus  em  demi-plié,  en  croix;  4  battements  tendus  ao
lado,  sem  plié;  3  e  novamente  3  battements  tendus  ao  lado.  Repita  na
direção contrária.
Battements tendus jetés: 7 à frente, 7 ao lado; 5 battements tendus jetés em
1ª  posição  (repita  4  vezes);  sustentando  a  perna  a  45°  em  cada  quinto
battement. Repita os battements tendus jetés na direção contrária.
3. RONDS DE JAMBE À TERRE
En dehors: 4 ronds de jambe à terre; 3 ronds de jambe à terre; 5 ronds de
jambe à terre; termine em pointe tendue à frente; um rápido passé atrás, e à
frente à 45°, 3 grands ronds de jambe jetés en dehors, 2 grands ronds de
jambe jetés. Repita desde o começo en dedans, e trace um semicírculo no
chão  em  plié  en  dedans,  en  dehors,  relevé  atrás  à  90°,  subindo  na  meiaponta e port de bras, fexionando o corpo.

4. BATTEMENTS FONDUS À 45°.
Fondu  à  frente;  plié  e  relevé  com  ½  giro  para  fora  da  barra  (a  perna  de
trabalho fica estendida à frente); passé pela 1ª posição em demi-plié atrás e
½ giro na meia-ponta em direção à barra; termine com a perna de trabalho à
frente  à  45°,  plié-relevé  com  demi-rond ao  lado;  2  pliés-relevés;  plié  e  2
tours  sur  le  cou-de-pied  en  dehors;  2  fondus  duplos ao  lado.  Repita  na
direção contrária.
Frappés:  6 ao  lado;  flic-flac  en tournant  en dedanssustentando  ao  lado à
45°.  Repita  os  frappés,  flic-flac  en  tournant  en  dehors;  3  frappés  duplos.
Repita mais 2 vezes e execute flic-flac en tournanten dedans sustentando
em pose écartée à frente à 90°.

5. RONDS DE JAMBE EN L’AIR.
Quatro ronds de jambe en l’air en dehors; 5 e novamente 5 ronds de jambe
en l’air en dehors; développé em pose écartée atráse 2 ronds de jambe en
l’air en dehors à 90°; demi-rond em attitude effacée, flic-flac en tournant en
dehors,  terminando  em  um  grande  pose  effacée  à  frente,  leve  a  perna  de
trabalho ao lado e desça à 45° em 2ª posição. Repita desde o começo en
dedans.

6. PETITS BATTEMENTS SUR LE COU-DE-PIED.
Oito frappés duplos ao lado, pointe tendue em 2ª posição, com uma batida
dupla do pé de trabalho sur le cou-de-pied, subindona meia-ponta com a
perna de base e descendo em seguida, 28 petits battements, desça em demiplié, abra a perna de trabalho ao lado, pointe tendue no chão. Repita desde
o começo.

7. BATTEMENTS DÉVELOPPÉS.
Développé  à  frente,  na  meia-ponta,  demi-rond  ao  lado,  passé  à  90°,  em
attitude  effacée.  Tour  fouetté  en  dedans,  terminando  em  pose  attitude
effacée, 2 vezes sucessivamente; leve a perna de trabalho em pose écartée à
80
frente, termine em  5ª  posição.  Développé atrás na  meia-ponta, demi-rond
ao  lado,  passé  à  90°,  em  pose  effacée  à  frente.  Tour  fouetté  en  dehors,
terminando em pose effacée à frente, 2 vezes sucessivamente; leve a perna
de  trabalho  em  pose  écartée  atrás,  termine  em  5ª  posição.  Développé  ao
lado, na meia-ponta, demi-rond à frente, passé à 90° em pose écartée atrás.
2  curtos  balancés,  tombé  em  5ª  posição  com  o  pé  direito,  em  plié  e
développé  à  frente  com  a  perna  esquerda,  dobrando  o corpo  para  trás;
termine em 5ª posição. Développé ao lado, na meia-ponta, demi-rond atrás,
passé  à  90°  em  pose  écartée  à  frente.  2  curtos  balancés,  tombé  em  5ª
posição,  com  o  pé  direito,  em  plié,  pose  arabesque  à  90°,  com  a  perna
esquerda e ½ giro na meia-ponta em direção à barra.Finalize com a perna
esquerda à frente à 90°, e com o braço esquerdo em 3ª posição.

8. GRANDS BATTEMENTS JETÉS.
Grand  battement  à  frente  com  demi-rond  ao  lado,  termine  com  pointe
tendue, em 2ª posição. Partindo desta posição, execute grand battement ao
lado  com  demi-rond  atrás,  termine  com  pointe  tendue atrás.
Posteriormente, execute o mesmo grand battement atrás, para o lado e do
lado para frente. Dois grands battements à frente em 5ª posição e 2 grands
battements ao lado. Repita toda a combinação na direção contrária.