domingo, 3 de novembro de 2013

BALLET DE REPERTÓRIO

Balé de repertório, em francês ballet d'action, é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que é representada através das danças. O balé de repertório precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. É um conjunto de coreografias querendo contar uma história. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de às vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os mais conhecidos são O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle, Copéllia, Pássaro de Fogo, Esmeralda, Dom Quixote, etc.
Os balés de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação. No palco se apresentam os grandes bailarinos, o corpo de baiobs: normalmente as sequências de passos não podem ser mudadas. Exemplo: se a cena 1, tem um adágio, não se pode retirar para colocar um alegro.
São obras montadas antes do século XX que são patrimônio da Humanidade.
Essa é uma lista dos mais famosos balés de repertório:

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ESPETÁCULO BOTÕES

ESTRÉIA DIA 22 DE JUNHO 
 TEATRO JUAREZ MACHADO EM JOINVILLE -SC 
ESPETÁCULO "BOTÕES" 
BANDEIRA CIA DE DANÇA. 



INGRESSOS À VENDA PELOS TELEFONES : 47-9932-6539/ 9194-4465
EMAIL: luizabailarina@yahoo.com.br

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Entrevista para o Mundo da Dança 
c/ Adenis Vieira e Alessandra Regis 
Adenis Vieira, Luiza Bandeira e Alessandra Regis
Circuito Broadway  2012( Festival de Dança de Joinville)


LB: Com que idade vocês começaram a dançar, escolas, estilos, professores, conte um pouco do começo dessa história com a dança.


Alessandra Regis: Comecei a dançar aos 7 anos e... Formada pela escola Escola Municipal de Bailados, estudou o método Royal Academy of Dancing, e fez cursos em outras áreas, fez aulas de moderno, contemporâneo, pas de deux, jazz, sapateado, coreografia, canto e atualmente se dedica ao estilo musical theater, com cursos no Brasil e Nova York.
  Cursos e workshops feitos com renomados professores como: Eduardo Bonnis, Aracy Evans, Luis Arrieta, Toshie Kobayashi, Jair Moraes, Roseli Rodrigues, Luiz Ferron, Ismael Guiser, Fernanda Chamma, Marconi Araujo, Ronnie Keneblewski, Jeff Shade (NY), Diana Laurenson (NY), Joshua Bergasse (NY), Chet Walker (NY)...


Adenis Vieira
AdenisVieira: Inicie com 13 anos na academia Iron Gym já dirigida por Fernanda Chamma que nessa época ministrava aula de clássico e jazz para crianças e adultos,foi tudo muito rápido fiz um teste e ela me chamou pra fazer aulas assim começou minha trajetória na dança. Em seguida estudei na Escola Municipal de Bailados emSP, Também fiz cursos na Broadway Dance center entre outros por lá mesmo. Em 2012 participei do Congresso Mundial de jazz em St Pitttsburgo USA.
Alguns Mestres importantes e principais Professores que tive em minha formação profissional foram: Fernanda Chamma, Francisco Ribeiro, Jair Morais, Valéria mattos, Alexa Gomes entre outros.




LB: Com que idade vocês decidiram que iriam viver da dança? E por quê? Sabemos que até os dias de hoje muitas pessoas consideram a dança como uma diversão e não como profissão. O que levou vocês a seguir está meta e quais foram seus piores momentos no começo da carreira?


Alessandra Regis
Alessandra Regis: Com 14 anos eu comecei a dar aulas de ballet para “baby class” e a ganhar meu dinheiro, era pouco, mas me dava prazer saber que podia fazer o que gostava e ganhar dinheiro com isso. Fui crescendo, estudando, me aperfeiçoando e os trabalhos foram aparecendo... Eu segui esse caminho pq dançar é meu ar !
É difícil dizer “um” momento difícil porque essa é uma carreira muito instável, por isso são vários os momentos difíceis (sem querer desanimar ninguém rs), é preciso estar em ação o tempo todo, estudando, se reciclando, fazendo teste, apostando, investindo... e nem sempre as coisas saem como planejamos, mas quando você faz o que gosta, absolutamente tudo vale a pena !



Adenis Vieira - Hair pray
Adenis Vieira: Eu não sei a idade certa mas creio que logo que me formei no colegial não me via fazendo nada além da dança,não consegui fazer faculdade alguma e continue buscando me profissionalizar,até que entrei na Maurício de Souza e pude ter a certeza que queria viver daquilo,as dificuldades são inúmeras durante todo processo desde a não ter dinheiro pra pegar ônibus até economizar o máximo que passar taxas de espetáculos e figurinos,mas não me arrependo foi fazia sempre com amor e dedicação. 




LB: Com que estilo de dança vocês trabalham? Qual mercado de trabalho se encaixa sua modalidade?


Pernas pro Ar c/ Claudia Raia
Alessandra Regis
Alessandra Regis: Com a chegada dos musicais no Brasil comecei a estudar o estilo, porque a dança dos musicais tem um estilo próprio bem diferente do que estávamos acostumados, atualmente aprendo e ensino “dança para teatro musical”, meu preferido é Bob Fosse, amo !

Adenis Vieira: Hoje me dedico ao jazz,que sempre fui apaixonado e que se encaixa perfeitamente nas grandes produções Musicais e de shows que estão com força no país.





 LB: Circuito Broadway. O que é, como funciona o circuito no Brasil e no Exterior?
Cena de Chicago no Festival de Dança de joinville 2012 -
Ministrado por Alessandra Regis, Adenis Vieira e  Ronnie Kneblewski






Pernas Pro Ar - Alessandra Regis e Claudia Raia
Alessandra Regis: Circuito Broadway é um curso intensivo de teatro musical com aulas de dança, canto e interpretação. O curso serve para que as pessoas conheçam o estilo, e invistam nos estudos. 




Adenis Vieira no musical Cats



Adenis Vieira: O Circuito foi criado para passar aos alunos uma base do que é o Teatro Musical com aulas diversas de canto,dança,interpretação,sapateado etc..O circuito pode ser feito por crianças,adultos e pode ter qualquer duração,vai depender da grade e de onde será organizado,fora do país você encontra essas aulas na Broadway Dance Center ou steps com muito mais facilidade.




LB: Em quais musicais vocês trabalharam? Como foi o processo de seleção? Quais requisitos?



Pernas Pro Ar
Alessandra Regis: Eu fiz alguns musicais não “famosos” porém muito importantes pra mim como “Dia Feliz”, “Dancin”, “Alice no país das Maravilhas” e outros mais conhecidos como “Gaiola das Loucas” e “Pernas Pro Ar”.
Em alguns deles eu fui convidada e em outros, audição mesmo rsrs
Vou falar do “Pernas pro Ar”, fiz uma audição em que fiquei entre as 12 ultimas, mas não passei, 4 meses depois houve uma troca de elenco e fui chamada para outra audição, onde nessa sim, eu passei. Os requisitos são basicamente os mesmos em todos os musicais (cantar, dançar e interpretar), mas nesse em especial como era com a Claudia Raia, tinha que dançar muito e ter estilo Bob Fosse, o que acredito foi meu “green card’ rsrs






Adenis Vieira: Meu primeiro Musical foi Ah..Se eu fosse Bob Fosse(inspirado na obra do Bob Fosse)dirigido por Wolf Maia em 2003,em seguida participei do Musical Fever,ambos coreografados pela Fernanda.Fiquei fora do país um período e no retorno participei como assistente de coreografia do Musical Hair Spray,dirigido por Miguel falabella.Em 2010 participei do Musical Cats pela tf4,esse um processo árduo de audições e ensaios seguido de muito esforço durante o ano pra manter as apresentações limpas e com energia que o musical exige.
Em 2011 ingressei no Musical A Gaiola das loucas como dance captain e swing,também foi bem bacana,tive que aprender todo espetáculo já montado em poucos dias e depois mante-lo limpo e bem ensaiado. Também passei por audição de dança e canto que são os requisitos básicas num musical desse nível.





LB: Como é trabalhar em um Musical? Carga horária, ensaios, preparação, apresentações? Conte como funciona essa rotina.




Alessandra Regis: Tem quem acredite que é tudo uma brincadeira, mas não mesmo, pelo contrário é trabalho duro diário. Os ensaios são divididos no começo por sua técnica, exemplo: das 09:00 as 11:00 aquecimento corporal inicio de tal coreografia, 11:30 as 13:00 almoço, 13:00 as 14:00 aquecimento vocal ensaio com o maestro (aprender tal musica) e assim vai por um tempo e depois aos poucos começam os ensaios em que vai juntando as cenas, coreografias, musicas, entrada e saída de cenário... até ficar tudo pronto. E mesmo depois que o musical estreia os ensaios continuam, sempre temos que passar determinada coreografia ou cena antes do espetáculo, o trabalho não para nunca ! Por isso tem que amar mesmo !





Adenis Vieira - Cats
Adenis Vieira: A rotina é bem puxada geralmente 6 semanas pra se montar tudo com 8 horas diárias de ensaios,quando estréia e fica tudo pronto,temos ensaios para limpeza e dependendo da produção temos duas sessões aos sábados e domingos,então chegamos cedo no teatro e saímos tarde.Tem que procurar descansar quando pode.




LB: Quais as maiores dificuldades encontradas pra essa área de trabalho, o que um artista precisa ter pra conseguir atuar em um musical? Quais as maiores exigências do mercado?



Alessandra Regis: Antes de tudo força de vontade, porque como eu disse antes, não é fácil. E depois as técnicas todas (canto, dança, interpretação, sapateado...). Teatro musical é muito completo, por isso o negócio é estudar !

Regis e Adenis - Ministrando Circuito Broadway 2012 - Festival de Dança de Joinville


Adenis Vieira: Precisa ter foco, estudar muito, pois o mercado está cada vez mais exigente. Cantar, dançar e atuar no mínimo é exigência básica. Há muitos artistas bons porém não é fácil há poucas vagas pra muitos candidatos, tem que ir tentando e se dedicando.





LB: Em 2012, vocês ministraram o Circuito Broadway no Festival de Dança de Joinville, apresentaram 3 pockets, com um grupo de mais de 50 alunos. Como foi essa experiência, Como vocês se organizaram para seleção de bailarinos, cantores, atores?  Quais foram os critérios? Quais foram os pockets apresentados?



Alessandra Regis: Essa não foi a primeira vez que dei um curso pra tanta gente, no mesmo ano ministrei um com 90 alunos. Pra ministrar um curso desses, meses antes do curso começam as reuniões, pra decidir exatamente o que fazer, foram várias reuniões, por isso quando chegamos para o curso já está tudo bem definido. Uma das coisas decididas nas reuniões são os quadros e que personagens vão trabalhar nesses quadros. Para alguns personagens o critério usado foi o biótipo em outros o canto, a dança, sempre pensando no que pede o personagem. Nós montamos trechos de HairSpray, Cat’s e Chicago.

Cats - Circuito Broadway 2012 - de Alessandra Regis - Adenis Vieira e  Ronnie Knblewski

Adenis Vieira: Primeiro fiquei muito feliz com o convite, pois em Joinville pude me apresentar como bailarino diversas vezes e voltar ministrando um curso me deixou muito lisonjeado. Os pockets foram trechos do Musical Cats, Hair Spray, Chicago e da série Glee, a seleção é complicada pois é  pouco tempo para conhecermos a fundo o que o artista tem a mostrar, mas creio que usamos bem o elenco e todos puderam se destacar dentro da proposta. Às vezes um bailarino não canta tanto e vice versa então baseados nisso também separaram as cenas e as coreografias de acordo com cada perfil.




LB: Quais as novidades para 2013?

Alessandra Regis
Alessandra Regis: Continuo ministrando o Circuito Broadway e em Abril vou pra NY fazer mais cursos, me atualizar e voltar com muitas novidades para um novo curso de teatro musical aqui em São Paulo, mas que ainda não foi lançado por isso não posso falar rsrs mas assim que sair eu aviso vocês.



Miguel Falabella,  Simone Gutierez, Alerte Salles e Adenis Vieira
Adenis Vieira: Para 2013 continuo ministrando aulas de jazz na Company Ballet em São Paulo, também alguns cursos já agendados em festivais como Salto fest Dance em setembro.
Não sei ainda se farei algum Musical, mas quem sabe.





LB: Onde nossos leitores podem encontrar vocês, contratar oficinas, cursos, dúvidas?

Alessandra Regis: regisalessandra@ig.com.br
Ou pelo facebook lá tem muitas coisas sobre meus trabalhos


Adenis Vieira: Podem me encontrar no meu facebook Adenis Vieira ou Email adedancer@hotmail.com e estão todos convidados a fazer aula de jazz também.




LB: O que o bailarino precisa ter em seu currículo para ingressar na carreira dos grandes musicais?

Alessandra Regis: A Verdade! Não adianta dizer que fez um monte de coisa, porque no dia da audição tudo será desmentido.

Adenis Vieira e Alessandra Regis

Adenis Vieira: Base na dança (técnica clássica, jazz)noção de canto, interpretação e claro muito disciplina pois sem ela nada funciona.




LB: Deixe uma mensagem especial para nossos leitores:

Alessandra Regis: Estudem, leiam se interessem verdadeiramente pela arte, e principalmente respeitem seus colegas de trabalho! A arte é uma arte!!! Bom trabalho !

Ronnie Kneblewski, Luiza  Bandeira, Alessandra Regis e Adenis  Vieira
Festival de Dança de Joinville 2012 - Circuito Broadway

Adenis Vieira: Queridos leitores espero que seja um ano de muito dança pra vocês e que possamos nos encontrar logo, sigam firmes em seus ideais e quem sabe não nos vemos nos palcos por ai!!? Espero que tenham gostado dessa pequena entrevista que foi feita com muito carinho. Grande beijo!


Luiza Bandeira e o Maestro Ronnie Kneblewski
   Um Beijo especial ao nosso Maestro Ronnie kneblewski , que espero está trazendo em breve p/ nosso site pra falar um pouco do que rola na parte musical dos grandes Espetáculos da Broadway.
  
Obrigado a todos, c/ amor Luiza Bandeira
  



segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL E UM 2013 CHEIO DE REALIZAÇÕES !

QUERIDOS LEITORES PENSEI EM UM MILHÃO DE COISAS PRA DIZER NESTE FIM DE ANO, MAS AO ME DEPARAR COM O TEXTO ABAIXO FIQUEI SEM PALAVRAS E VOU DEIXAR PRA QUE AS PALAVRAS DESTE AUTOR DESCONHECIDO PASSEM O QUE SINTO.
ANTES DE TUDO, DESEJO DE TODO MEU CORAÇÃO, UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES. AGRADEÇO A TODOS QUE ME ACOMPANHARAM AO LONGO DESSE ANO COM MENSAGENS PERGUNTAS E MT CARINHO, PEÇO DESCULPAS AOS QUE NÃO PUDE AJUDAR, AOS QUE DEMOREI PRA RESPONDER, MAS NEM SEMPRE DA TEMPO PRA FAZER TUDO.
  BOM EM 2013 ESTAREI AQUI AJUDANDO NO QUE PRECISAR E NO QUE PUDER KKKK, FIQUEM EM PAZ, BOAS FESTAS E OBRIGADA POR TUDO, MIL BEIJOS TIA LU






Nunca parem de sonhar meus bailarinos :) AUTOR DESCONHECIDO
''Ser bailarina é muito mais do que giros, saltos, abrir um grand ecart a 180 graus, ou mesmo ser flexível, é muito mais do que ter eixo e ser magra. Ser bailarina é muito mais do que andar de coque e roupa de ballet, é muito maior que festivais e espetáculos de final de ano ou dançar nas primeiras filas ou mesmo um solo, duo, trio, quatre ... Ser bailarina é ter disposição todos os dias para fazer aula de balé e melhorar aquilo que se pode ter julgado como um bom desempenho no dia anterior. Ser bailarina é dedicar-se, é estudar o balé, sua história, seus personagens, seus passos e movimentos ... é respirar ballet. Não se aprende balé somente lendo livros ou pelo YouTube, twitter ou por osmose. Balé se aprende em sala de aula, perguntando, instigando seu mestre, tirando tudo o que ele tem para lhe passar com suas experiências e conhecimentos, afinal, não é esse o papel do Mestre, o de ensinar ? e o do aluno, aprender, fazer aulas e dedicar-se ao máximo todos os dias ? se isso não acontece, pergunto então, o que esses corpos (mestre e aluno ) fazem dentro de uma sala de balé ? O Ballet Clássico é uma arte e é necessário muito mais que fazer plies e piruetas, essa arte requer mais que um treino físico, requer emoção, paixão, amor. Ser bailarina é buscar a perfeição, mesmo sabendo, que jamais a encontrará, é dedicação, uma busca constante. O ballet não é para fracos (no sentido emocional) é um desafio diário em transformar seu corpo e possibilitar que ele realize movimentos dificílimos que inclusive desafiam a gravidade… e o mais difícil de tudo, ele precisa encantar, pois cada passo, cada compasso corresponde uma interpretação, um sentimento, um desempenho artístico. Ele te desafia, te cansa, te exaure não apenas fisicamente, mas emocionalmente. Parece que ele quer sugar toda a sua essência para que quando você dance essa essência exploda em movimentos, em respiração, em leveza, em graça, em arte. Ser bailarina é querer aprender sempre, porque um bailarino vai passar a vida toda aprendendo independente da idade e do tempo que tem de função nesta área. O bailarino tem que dar o seu melhor todo dia, tem que ter humildade de errar e perguntar ao seu mestre como corrigir esse erro, pois ele vai errar sempre, vai cometer sempre os mesmos vícios, aqueles vícios que o corpo adquire ao longo da carreira. Então, respire, estude, dedique-se, procure mudar suas posturas, aceite o desafio de ser bailarina, torne isso possível, faça ballet clássico e seja bailarina.... dedique-se, seja humilde, estude, crie desafios e supere-os, busque o melhor caminho, a melhor escola, os melhores mestres. Não seja uma bailarina de caixinha de música, lembre-se ... dançar é sim muito importante, mas não é preciso subir num palco e dançar variações e variações, balés e mais balés atrás de prêmios e festivais para ser uma bailarina de verdade. Dançar é a busca pelo desconhecido, pela perfeição (mesmo sabendo que jamais a alcançará) é estudo, insistência, aula, repetição e muita sabedoria. Não esqueça, o maior palco que temos que enfrentar é o da nossa própria jornada, do nosso caráter, da nossa vida ... ''

sábado, 24 de novembro de 2012

NOVIDADES CURSO RUSSO

Foto Rita Vianna


CAPA DA REVISTA DANÇA BRASIL PRODUZIDA PELA MOSTRA DANÇA DO CURSO DE FERIAS MOSTRA DANÇA - MÉTODO RUSSO COM A PARTICIPAÇÃO DE GALINA KOZLOVA( BOLSHOI DE MOSCOW), DENIS NEVIDOMYY (ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI) LARISSA DE ARAUJO (ESCOLA TEATRO BOLSHOI) E CONVIDADOS EM SÃO PAULO DE 15 A 25 DE JANEIRO DE 2013.COM DIREÇAO ARTISTICA DE ERICK SILVA E   STEFANIA PETRY  E OS BAILARINOS Fernanda Joares eEdson Artur.







AVISO IMPORTANTE !!!!

                                                                     


                                                                                  
                                                                                      
GALERA ESTÁ CHEGANDO A HORA DO SORTEIO P/ PARTICIPAR DE GRAÇA DAS AULAS DO PACOTE I DE BALLET - JAZZ E SAPATEADO. DIA 1º DE DEZEMBRO ESTAREMOS PUBLICANDO NO SITE QUEM FOI O GANHADOR DA BOLSA P/ ESSAS AULAS UHUHUH.

     BOM O LANCE É O SEGUINTE AS VAGAS P/ O ALOJAMENTO NO CURSO ESGOTARAM E DAQUI A POUCO HOTÉIS DA REDONDEZA TB VÃO FICAR SEM VAGAS, ENTÃO É BOM FAZER SUA RESERVA EM ALGUM HOTEL O QUANTO ANTES PRA NÃO FICAR NA RUA OK.




OUTRA NOVIDADE É O SORTEIO DAS SAPATILHAS DE PONTA  Grishko  HUHUHU 
 ISSO MESMO VAI ROLAR SORTEIO DE SAPATILHA DE PONTA LÁ NO CURSO PRA QUEM TIVER PARTICIPANDO. 






HÁ MAIS UM RECADINHO AS VAGAS P/ O CURSO TB ESTÃO NO FIM ENTÃO AGILIZA LOGO SUA INSCRIÇÃO SE NÃO QUISER PASSAR SUAS FÉRIAS NO SOFÁ. BOA SORTE AOS PARTICIPANTES DA NOSSA PROMOÇÃO MIL  BEIJOS LUIZA BANDEIRA E ERICK SILVA.

domingo, 4 de novembro de 2012

PROMOÇÃO - MUNDO DA DANÇA - PARTICIPE


O MUNDO DA DANÇA E O CURSO MOSTRA DE DANÇA-MÉTODO RUSSO, ESTARÃO SORTEANDO ESSE MÊS UMA BOLSA DE ESTUDO PARA O MÓDULO I : BALLET CLÁSSICO - JAZZ E SAPATEADO.
    PARA PARTICIPAR BASTA LER A MATÉRIA A BAIXO E CAPRICHAR NO COMENTÁRIO, O MELHOR COMENTÁRIO GANHA A PROMOÇÃO E PASSA O MÊS DE JANEIRO FAZENDO AULAS C/ PROFESSORES RENOMADOS NO BRASIL E EXTERIOR.
   BOA SORTE !!!
                                          LUIZA BANDEIRA E ERICK SILVA 



sábado, 3 de novembro de 2012

Entrevista Erick Silva






Erick Silva
Erick Silva Diretor e coreógrafo da Cia In-Pulso de Dança e da Mostra Dança.


LB: Bailarino e coreógrafo a tantos anos, conte para nossos leitores quando e onde você começou a dançar?


ES: Iniciei meus estudos em dança em Recife, Pernambuco, no Centro de Dança Maria da Conceição, quando tinha 8 anos. Lá estudei todas as danças populares, danças afras e ballet, além de percussão.



LB: Quais foram os profissionais que mais influenciaram na sua carreira:


ES: Ubiraci Ferreira (diretor do Bacnaré – Balé de Cultura Negra de Recife) foi o meu primeiro diretor, onde eu comecei a ter meu primeiro salário, foi onde me abriu portas para que eu pudesse viajar para a Europa. Depois dele, vem Monica Lira (diretora da Cia. Experimental), que me mostrou qual a linguagem da dança contemporânea e do ballet atual. Também o Maracatu Nação Pernambuco que me ajudou na transição Brasil-Europa.
E desde 1996, Liliane Benvento tem sido minha maitre de ballet, uma das pessoas que influenciou muito na linguagem que eu trabalho atualmente. Mas tenho que agradecer a todos os professores que já passaram na minha vida, entre eles Zic, Daniel Bratt, Marcos Verzani, Renato Paroni e todos os outros que não terei espaço para citar, mas que de alguma forma me ensinaram tudo que eu sei.


LB: Nas escolas que estudou enquanto estava no Brasil, quais repertórios clássicos teve a oportunidade de dançar?


ES: Dancei Corsário, Don Quixote, Ídolo de Bronze entre outros, mas só na época de escola. Sempre trabalhei em cias neoclássicas e contemporâneas.



LB: Sabemos que você foi ainda muito jovem pra Europa, como apareceu essa oportunidade e quais os benefícios que trouxeram pra sua carreira?


ES: A oportunidade surgiu através do Bacnaré – Balé de Cultura Negra, dirigido por Ubiraci Ferreira. Fomos fazer uma turnê de 6 meses pela Europa, representando o Brasil nos Festivais da CIOFF, onde participavam inúmeras cias do mundo todo. Neste período eu fiz contato com um dos professores da Alemanha, e ele me ofereceu um contrato para uma curta temporada para a Cia. Daniel Bratt (Alemanha) e foi depois disso que as portas se abriram pra mim. Através dessas oportunidades eu comecei a entender e viver o real mundo da dança.


LB: Na volta ao Brasil, teve a oportunidades de trabalhar em grandes cias e ao lado de grandes nomes da dança. Por onde começou essa trajetória?
Quando voltei vim para o Studio 3 e então fui contratado pelo Cisne Negro Cia. De Dança para uma temporada. Depois fui trabalhar na Cia do Ismael Guiser, e então fiz audição pra Deborah Colker, passei e me mudei pro Rio.
Saindo de lá, voltei pra São Paulo onde trabalhei com diversos coreógrafos e diretores como Anselmo Zolla, Ivonice Satie, Jorge Garcia, José Possi Neto, Zé Ricardo Tomaselli, Fernanda Chamma, Rosely Fioreli, Suzana Yamauchi, Miriam Druve e Liliane Benevento.


LB: Atualmente você faz parte Projeto Cia. In-Pulso, como esse projeto foi criado, a quem favorece, quais são os benefícios?


ES: O projeto Cia. In-Pulso é um projeto social junto com uma Cia de dança contemporânea.
O projeto social atinge todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, o objetivo é formar bailarinos e/ou melhorar a qualidade de vida.
A cia é para bailarinos profissionais, e é a porta de novos talentos serem reconhecidos pelo mundo da dança. 


LB: Você ministra cursos em várias escolas, trabalha como Jurado em grandes festivais e é coreógrafo e ainda da aula. Qual sua modalidade especifica em todas essas funções?


ES: Dança contemporânea, Ballet Clássico e Danças populares.


LB: O que você tem a dizer sobre essa nova geração de bailarinos e bailarinas que surge a cada dia, que conselho você daria como jurado, o que precisa melhorar, o que os jurados querem ver?


ES: Essa geração tem uma preocupação muito grande com o físico, esquecem-se da alma. O que vejo de precário é o estudo sobre o que está sendo dançando, se um repertório, qual a história, qual período, o que expressar. Bailarino tem que ter ambos físico e muita arte.



LB: falando em bailarino, todo ano você organiza o Curso de Férias Mostra Dança- Método Russo, um curso de férias já conhecido e esperado anualmente. Quem estará esse ano ministrando as aulas, quais são as novidades pra janeiro de 2013? Quais as modalidades do Curso? Onde podem ser feitas as inscrições?


ES: Para o Ballet Clássico teremos a ex-solista do Bolshoi de Moscow e professora da Escola Coreográfica Estatal de Moscow – Galina Kozlova, os professores da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Denis Nevidomyy e Larissa de Araujo, além da Bailarina e professora formada pela Escola Bolshoi – Stefania Petry.
No jazz, Andrea Spósito (diretora do Grupo Raça) e Zeca Rodrigues. No teatro musical, Francisco Ribeiro (diretor da Cia. Brasileira de Teatro Musical), Kika Sampaio no sapateado e Michel Martins na dança de rua. E eu no contemporâneo.
O diferencial do curso de férias é que não tem montagem de espetáculo, é um curso focado em aulas, de 4 a 5 por dia de alto nível técnico.

  Mais informações e inscrições pelo site:  www.mostradanca.com

LB: Erick um recado especial para nossos leitores.


ES: É um prazer fazer esta matéria, mostrar um pouquinho do meu trabalho. E aos bailarinos que aproveitem cada momento da sua vida no meio da dança, aprendam diversos estilos e técnicas, pois o mundo da dança é muito grande e tem espaço pra tudo. Corram atrás dos seus objetivos com garra, lembrando mais que ontem e menos que amanhã!

Fotos: Bolhaset Produções.